7 cuidados que você deve ter sempre ao dirigir com neblina

Existem alguns cuidados que você precisa tomar ao deparar-se com uma neblina enquanto está dirigindo. Confere aqui!

Geralmente, quando temos uma família relativamente grande, ou até mesmo famílias pequenas, devido ao custo da passagem de avião, na maior parte dos casos, optamos por fazer nossas viagens de carro. As viagens de carro geralmente são tranquilas e possibilitam também o conforto de viajar em um automóvel que conhecemos e em que confiamos.

No entanto, quando o assunto é viagem, ainda mais quando se trata de veículo próprio, é importante ter atenção a alguns pontos específicos. Para aqueles que costumam optar por viajar pela madrugada, existem grandes chances de deparar-se com muitas neblinas, a depender da região em que está trafegando.

Booking.com

Assim, considerando que no Brasil as neblinas são bem corriqueiras, separamos alguns cuidados que você deve tomar ao viajar e deparar-se com uma grande neblina. Confira aqui que nós te explicaremos!

7 dicas importantes para dirigir com neblina:

É preciso manter uma distância significativa do seu carro em relação ao carro que está à sua frente!

Manter uma distância relativamente grande entre seu carro e o veículo que está na frente pode te salvar de um possível acidente. Geralmente, a neblina ofusca muito a visão do motorista e ter essa distância pode ser o suficiente para seu carro frear caso o carro da frente pare repentinamente.

LEIA MAISSaiba como dirigir durante fortes chuvas e alagamentos – Veja dicas essenciais!

Utilize sempre os limpadores de para-brisas!

De fato, a umidade da neblina pode deixar o vidro do seu carro bem embaçado. Portanto, estar com o seu limpador de pára-brisas ligado pode ajudar a manter o vidro do seu carro limpo, evitando que a visão da estrada seja comprometida.

Seguir a linha do lado direito da estrada para guiá-lo caso a neblina esteja limitando sua visão!

Se a sua visão está limitada devido à intensidade da neblina, talvez esse seja o momento de você prestar atenção na faixa da estrada que fica a sua direita. Considerando esse ponto de referência, basta você se guiar por ele para evitar se perder e sair em qualquer curva que possa aparecer na sua frente.

Dirigir devagar é a melhor opção que você tem em questão de segurança!

Pode parecer um tanto óbvio, mas você precisa realmente diminuir a velocidade do seu veículo caso se depare com uma neblina na sua viagem. Ela pode ser bem intensa dependendo da região, o que acaba dificultando seu campo de visão, tanto em extensão como em amplitude. Desse modo, dirigir devagar te permite tomar decisões que você não conseguiria dirigindo rápido.

É importantíssimo utilizar faróis de neblina nessas situações!

Quando você estiver dirigindo e deparar-se com uma neblina, de fato, você ficará grato de ter faróis para melhorar a sua visibilidade. Então, deixar seu farol de neblina aceso é fundamental para que você consiga enxergar o seu percurso da melhor forma e evitar possíveis acidentes.

É importante lembrar que o Art. 250 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB) obriga o condutor a manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração. Dessa forma, o uso do farol de neblina não desobriga a utilização da luz baixa.

DAS INFRAÇÕES  – CTB

Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:
I – deixar de manter acesa a luz baixa:
a) durante a noite;
b) de dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração; (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)

Infração – média;
Penalidade – multa.

LEIA MAIS: 10 músicas que você não deveria ouvir enquanto dirige – Saiba o motivo!

Evite ficar parado na estrada esperando a neblina passar

Quando encontramos uma neblina extremamente intensa, algumas pessoas optam por desligar o carro e esperar a neblina passar. No entanto, parar de forma abrupta no meio da estrada não é a melhor opção. Isso pode acabar provocando um acidente se um carro estiver logo atrás de você. Além de sempre existir risco de assaltos dependendo da região.

Se você for parar, pare o mais longe possível da estrada!

Se você optar por estacionar e aguardar a neblina passar, é preciso que você estacione bem longe da estrada para evitar possíveis acidentes.

Quer encontrar outros artigos como esse? Você pode conferir mais conteúdos aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também