Como desembaçar o vidro do carro de maneira correta – Saiba o que realmente funciona!

Saiba qual a maneira ideal de desembaçar o vidro do seu veículo durante a chuva ou frio.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

A chuva atinge grande parte do Brasil nos últimos dias. É por isso que a visibilidade, ao dirigir, se torna mais complicada. Além dos fenômenos atmosféricos, deve-se acrescentar que os vidros têm maior tendência a embaçar. 

Isso ocorre devido à diferença de temperatura entre o exterior e o interior do vidro de um carro, de modo que o vapor d’água do ambiente se deposita no interior da janela e nas janelas laterais. Se o frio também for adicionado, é possível que até os retrovisores fiquem embaçados, dificultando bastante a visibilidade.

Melhor solução

A melhor maneira de desembaçar o vidro de carro, sem dúvidas é utilizando o ar condicionado, pois ele atua diretamente na causa do problema retirando a umidade do interior do veículo. Além disso ele diminui a diferença de temperatura do ar externo com o ar interno, evitando que mais gotículas se formem no interior do para-brisa.

Além disso, muitos dos carros modernos já incorporam um botão cuja missão é justamente desembaçar o para-brisa e permite o direcionamento do ar para os vidros dianteiro e traseiro. Aí fica ainda mais fácil e rápido resolver o problema.

Deixar o ar condicionado diretamente voltado pro vidro também pode embaçá-lo após um tempo, porém dessa vez as gotículas vão se formar do lado de fora do carro. Caso isso aconteça, você pode usar o limpador de para-brisa para limpar o vidro frontal, ou simplesmente ajustar a temperatura do ar condicionado para uma que não cause esse efeito.

Alternativas

Se o seu veículo não conta com ar condicionado, você pode buscar algumas alternativas.

Primeiramente devemos destacar que a pior coisa que podemos fazer para desembaçar o vidro é esfregá-lo com um pano, papel ou mesmo com a manga da roupa que estamos vestindo naquele momento. Limpar o interior do vidro é difícil se não for feito corretamente e, claro, usar a manga da camisa não é a maneira correta.

Se usar as mãos é ainda pior pois a gordura da pele pode tornar a situação ainda pior.

Você pode tentar primeiramente direcionar o ar frio do ventilador diretamente para o vidro embaçado para evitar o choque térmico responsável por embaçar o local. Nesse caso, não deve ser utilizada a recirculação de ar, pois assim que o ambiente interno saturar com vapor, o problema vai voltar rapidinho. Se você puder deixar a janela um pouco aberta, melhor ainda, pois além de fazer a troca do ar interno com o externo, ajuda a manter as temperaturas de ambos os lados do vidro mais próximas!

Ar quente resolve?

Uma alternativa muito difundida, e que eu particularmente não recomendo, é utilizar o ar quente voltado para o para-brisa. Apesar de ele atuar rapidamente fazendo evaporar a umidade que fica presa no vidro e deixando ele limpo, a elevação da temperatura aumentará o vapor no interior do carro, e o resultado a gente já sabe: mais vapor gera mais gotículas no vidro e lá vamos nós voltando com o problema todo de novo.

Atualização: Alguns leitores relataram que usar ar quente funciona pra eles, então vale a pena tentar caso as alternativas anteriores não funcionem no seu veículo.

Truque especial

Agora um truque que pode resolver o problema pra quem não tem ou não quer gastar com ar condicionado.

A técnica é bem simples, e consiste basicamente em passar uma camada fina de detergente na parte do vidro que você não quer que embace. Faço o teste e você vai ver que vai gerar ótimos resultados.

O vídeo abaixo mostra o truque em ação:

Você pode gostar também
5 Comentários
  1. Sidnei Diz

    boa noite.
    sempre acompanho suas dicas de como cuidar de um carro e tudo mais.
    sou instrutor de auto escola e uso muito de suas informações para aprimorar a minha aula, mas nessa questão do ar-condicionado ser melhor para desembaçar o vidro ou parabrisa tenho que descordar; pois sempre que em meu carro ou no carro de trabalho utilizo o ar-condicionado depois de um tempo começa a embaçar por dentro, tanto os vidros laterais como o parabrisa, e com o aquecedor nunca tive nenhum problema.
    sem contar que no vidro traseiro existe umas linhas que elas servem para aquecerem o vidro de trás e desembaçar o mesmo.
    me desculpe por descordar dessa publicação, é apenas porque eu gosto muito do que aqui é publicado e sempre quero ver mais publicações de vocês, mas essa eu tive que fazer esse comentário.
    perdoe-me, não foi para ofender ninguém.
    grato.

    1. Rotas de Viagem Diz

      Obrigado, Sidnei! Sempre bom receber esse tipo de comentário e obrigado por nos acompanhar.

      Pessoalmente quando uso ar quente não funciona bem e acaba embaçando após um tempo. Mas de qualquer maneira, vamos ajustar essa informação no artigo, pois realmente funciona para alguma pessoas.

      Grande Abraço!

  2. Roberto Tavares Diz

    Fora que o consumo de combustível aumenta quando vc liga o ar se for um carro 1.0 esquece

  3. Fátima de oliveira Diz

    Xampu jonshons de bebê. Passe 2 vezes no vidro interno. Passe uma vez espere secar passe outra vez e pronto. Nao embaça.

  4. NIVIO Diz

    Já experimentou misturar um pouco de ar quente aí ar gelado?
    O efeito é muito mais eficiente que só o ar condicionado.
    E é isso que fazem os carros com ar condicionado digital automático, quando você aperta o botão para desembaçar o para-brisa.
    Já o vidro traseiro é desembaçado com o calor gerado pelos filamentos de cobre fixados no vidro.
    😉

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->