Saiba como dirigir durante fortes chuvas e alagamentos – Veja dicas essenciais!

Existem algumas dicas que você precisa seguir para não ter problemas enquanto dirige em fortes chuvas e alagamentos.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

A chuva certamente apresenta diversos desafios, mas muitos deles podem ser reduzidos se você souber dirigir sob chuva forte e alagamentos. Se já estiver chovendo forte antes de você começar a dirigir, pergunte-se se é mesmo necessário encarar essa situação. Talvez seja melhor esperar a chuva passar.

Precisamos estar preparados para uma chuva forte. Por isso, é importante verificar os limpadores de para-brisa antes de sair. As palhetas dianteiras e traseiras devem estar em bom estado. Caso elas estejam desgastadas, troque-as imediatamente.

Outra coisa importante é verificar a profundidade dos sulcos dos pneus. Especialistas recomendam uma profundidade mínima de 3 mm para que não haja problemas durante chuvas.

Também é importante ter combustível suficiente. Em caso de chuvas fortes você pode acabar preso em um engarrafamento, consumindo muito combustível.

Especialistas também pedem que os motoristas fiquem atentos às configurações de ar condicionado e aquecimento do carro. Isso é importante para saber como desembaçar rapidamente os vidros e não perder a visibilidade.

Dirigindo na chuva forte

A melhor e mais segura maneira de dirigir durante chuvas fortes é adaptar a sua velocidade e deixar espaço suficiente entre o seu carro e o carro da frente. Se tiver um carro colado em você, deixe-o passar. É melhor para a sua segurança. 

Não se esqueça de ligar os faróis, mas não ligue os faróis altos nem os faróis de neblina. Você também deve estar ciente da água liberada por caminhões e veículos em movimento, que podem prejudicar sua visão. 

Ao cruzar com poças você pode sofrer com a aquaplanagem. Esse fenômeno ocorre quando os pneus perdem o contato com a superfície da estrada. Se a direção do carro ficar macia, tire o pé do acelerador e deixe a velocidade diminuir até recuperar o controle do carro. 

Não freie com tudo até que você tenha recuperado o controle. Neste ponto, é uma boa ideia pisar levemente no pedal do freio para criar atrito e calor para evaporar a umidade restante.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->