Como saber se o CPF está sendo usado indevidamente? Conheça o recurso!

Está desconfiando que terceiros estão utilizando o seu CPF indevidamente? Veja como fazer para descobrir através do Banco Central!

O CPF é um dos documentos cadastrais mais importantes para os brasileiros. Com isso, o uso indevido por terceiros caracteriza um golpe e pode causar prejuízos para as vítimas. Isso porque, muitos criminosos utilizam o CPF de outras pessoas para fazer transações financeiras, como empréstimos, financiamentos ou solicitações de cartões de crédito.

Diante disso, muitas vítimas só ficam sabendo do ocorrido depois de começar a receber a cobrança das empresas credoras. Por outro lado, existe uma maneira de monitorar o CPF usado indevidamente e, assim, tomar as medidas cabíveis para contornar a situação o quanto antes.

Como saber se o CPF está sendo usado indevidamente

O Banco Central é o órgão responsável por permitir que você monitore o seu CPF. Para isso, a instituição oferece uma plataforma gratuita, chamada de Registrato.

LEIA MAIS:

A ferramenta está disponível desde o ano de 2014 e, a partir daí, milhares de brasileiros já utilizaram desse recurso para fazer o monitoramento dos seus documentos. Especialmente, nos últimos anos em que o número de golpes aumentou, em razão do uso aumentado de cartões de crédito e Pix entre os cidadãos.

Logo, o processo é bem simples! Basta acessar o site do Registrato e entrar com a sua conta Gov.br. Após isso, preencha todo o formulário disponibilizado e, em seguida, você terá acesso às informações do seu CPF, bem como sobre cheques e empréstimos, chaves Pix, dados de transações e transferências internacionais.

CPF usado indevidamente: Registrato

Além disso, através da plataforma, você também pode ver se o seu nome está negativado no SPC/Serasa. Lembrando que a ferramenta é gratuita e também está disponível através de aplicativo (tanto para Android, quanto para iOS).

E assim como no site, o aplicativo também exibe as pendências, problemas com a sua situação cadastral, restrições em seu nome, ações judiciais e suspeitas de fraude com o seu CPF.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também