4 motivos para ter o CPF bloqueado – Saiba o que fazer nessa situação!

Confira aqui o que fazer se o seu CPF estiver bloqueado na Receita Federal

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento emitido pela Receita Federal com a finalidade de identificar o contribuinte. É um documento indispensável à realização de uma série de atividades comerciais e financeiras, de modo que o cidadão com o CPF bloqueado fica impedido de realizá-las.

Portanto, ter o CPF regular é pré-requisito indispensável no nosso dia a dia para ações como: abrir conta em banco, comprar no crediário, participar de licitações e concursos públicos, constituir empresa, dentre outras atividades cotidianas.

Por isso, é preciso ficar atento, pois existem algumas pendências ou irregularidades que podem provocar o bloqueio do CPF na Receita Federal. Quer saber quais? Então, faça a leitura desta matéria na íntegra!

Confira abaixo 4 situações podem deixar seu CPF Bloqueado

CPF Pendente de regularização

Significa que você deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. Assim, para regularizar, o contribuinte deverá encaminhar à Receita a declaração que está faltando, pelo Portal e-CAC.

O CPF ficará em situação regular no dia seguinte após o processamento da declaração.

LEIA MAIS: Como saber se o CPF está sendo usado indevidamente? Conheça o recurso!

CPF suspenso

Essa situação ocorre quanto seu CPF está com informações incorretas ou incompletas. Dessa forma, se seu CPF está bloqueado por esse motivo, basta preencher o “Pedido de Regularização de CPF“, disponível no site da Receita Federal.

Após o encaminhamento do pedido o contribuinte deverá apresentar os documentos à Receita. Isso pode ser feito diretamente numa unidade da Receita Federal, através de agendamento, ou encaminhar a documentação por e-mail.

CPF cancelado

A pessoa terá o CPF cancelado somente em caso de duplicidade ou por decisão em um processo.

Se seu CPF foi cancelado indevidamente, agende um atendimento em uma das unidades da Receita Federal para a regularização.

LEIA MAIS: Descubra para que serve o CPF na nota e os seus benefícios

Titular falecido

Quando o titular falece, o seu CPF é bloqueado assim que é informada a data do falecimento no cadastro da Receita Federal.

Se o CPF estiver bloqueado, indevidamente, por esse motivo, agende um atendimento em uma das unidades da Receita Federal para reverter a situação.

Gostou deste texto? Então, confira outros temas semelhantes no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também