Como ir para a Praia dos Carneiros, o paraíso pernambucano?

Saiba como chegar na praia conhecida como o Caribe brasileiro, além de dicas sobre o melhor período para visita e o que fazer por lá.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Quero ser feliz, nas ondas do mar, quero esquecer de tudo, quero descansar”. Se Manuel Bandeira tiver se inspirado em alguma praia para escrever estes versos, uma forte possibilidade deve ser o litoral pernambucano! Afinal, são 187 km de praias paradisíacas que não devem nada a qualquer destino caribenho! Um dos points do estado é a Praia dos Carneiros, lugar onde os visitantes amam chegar, mas sofrem ao partir!

Mas, afinal, onde fica e como ir para a Praia dos Carneiros? Qual é o melhor período para visitar a região? E o que fazer? 

Onde fica a Praia dos Carneiros?

Mapa: Onde fica a Praia dos Carneiros
Mapa: Onde fica a Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros está localizada na cidade de Tamandaré, a 113 km de Recife, capital do estado de Pernambuco. A praia ainda mantém seu ar selvagem e encantador, tendo como origem do nome a herança de um dos antigos proprietários de terra da região, José Henrique Carneiros. Funciona como um bate e volta desde a capital, mas também vale muito a pena para quem quer passar uma noite por lá! 

Como ir à Praia dos Carneiros?

A pequena distância desde Recife faz com que o turista chegue até a Praia dos Carneiros de maneiras diversas. Recentemente, foi inaugurada uma ponte sobre o Rio Ariquindá, mais precisamente entre o Rio Formoso e a Praia dos Carneiros. Isso significa um encurtamento de 15km na viagem. Na prática, o viajante demora entre 1h30 e 2h desde Recife e, para quem vem de Porto de Galinhas, o tempo cai para 40 minutos

Como ir para a Praia dos Carneiros: Ponte sobre o Rio Ariquindá
Ponte sobre o Rio Ariquindá

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes fica a 88km da Praia dos Carneiros e, para lá, chegam vôos das principais companhias aéreas brasileiras e, também, internacionais. Lá, dá para locar carro e seguir pela BR-101 até Cabo de Santo Agostinho para, depois, pegar a PE 060 até Rio Formoso. Na saída da zona urbana, o viajante segue pela PE 072, a saída para a Praia dos Carneiros. 

Como ir para a Praia dos Carneiros: Aeroporto Internacional de Recife
Aeroporto Internacional de Recife

Se não estiver a fim de dirigir, no próprio aeroporto é possível contratar um transfer ou táxi. Mas, já avisamos que o preço das duas opções pode sair um pouco salgado. Ainda temos a opção de chegar por ônibus, um trajeto que ultrapassa 4 horas de viagem. O itinerário passa por cidades diversas, o que aumenta o tempo de percurso. As principais viações que saem de Recife são Rodoviária São Domingos e a Auto Viação Cruzeiro, ambas com rotas para Tamandaré.

Viajar pelo litoral pernambucano é uma delícia, por isso, não é nada incomum turistas juntarem dois destinos estrelados da região: Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas. Quem sai da vizinha famosa enfrenta um curto trajeto de 50km que pode ser feito de carro, transfer ou táxi, sempre pela PE 072. 

Porém, uma dica é encontrar grupos interessados em conhecer o lugar e fechar uma viagem em grupo por meio dos tours. Algumas agências vendem pacotes que incluem paradas nas piscinas naturais e no estuário que marca o encontro do rio com o mar. Só confira se o passeio vai, realmente, até Carneiros, pois algumas empresas comercializam apenas a parada nas piscinas de onde se avista a praia. 

Ah, você já está em Tamandaré? Então, sua vida fica muito mais fácil! Ou faz uma longa caminhada até Carneiros (cerca de 1h) ou contrata um mototáxi

Saindo de Alagoas

Tamandaré e Praia dos Carneiros estão, literalmente, no meio do caminho para Alagoas, por isso, muita gente que visita o estado acaba saindo lá! Tanto para quem está em Maceió quanto Maragogi, o caminho passa pela AL 101 até Pernambuco, PE 060 até Rio Formoso e, por fim, PE 072. 

Um ponto importante é que, para quem não ficar hospedado por lá, pode ser necessário estacionar o carro em algum dos quiosques da praia. Normalmente, é cobrado um valor de consumação por pessoa, permitindo acesso à estrutura de banheiros e chuveiros. Os traslados por empresas costumam custar cerca de R$ 90,00 por pessoa, valor sujeito a alterações. Um Uber ou táxi pode cobrar a bagatela de R$ 250,00 pela viagem! 

O que fazer na Praia dos Carneiros?

A Praia dos Carneiros está entre as eleitas como praias mais bonitas do Brasil, e não é para menos! Praias de areia branquíssima, mar de azul esverdeado e coqueiros que deixam o visual bucólico e inesquecível! Uma das principais atrações é a Capela de São Benedito, a Igrejinha construída no século XVIII onde ainda são celebrados casamentos e batizados. Também são obrigatórios os passeios de catamarãs e lanchas até Rio Formoso, além de esportes aquáticos como caiaque, snorkel e stand-up paddle. 

Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros/PE
Capela de São Benedito

Entre os bares mais famosos da região, estão o Bora Bora, Sítio da Prainha e uma unidade do Beijupirá, casa tradicional em Porto de Galinhas e Olinda. 

Quando ir à Praia dos Carneiros?

A alta temporada, isto é, o período durante o qual a Praia dos Carneiros fica lotada de turistas é entre os meses de dezembro e fevereiro. Além do Carnaval, o Tamandaré Fest, evento da região, justificam a superlotação. Os preços, naturalmente, sobem bastante, assim como nos meses de férias. Depois do feriado carnavalesco, a cidade fica mais calma e dá para aproveitar melhor o sol do final de verão. Também é importante considerar o período das chuvas, sendo junho o mais chuvoso. A temperatura, porém, não varia tanto ao longo do ano, com média entre 23ºC e 25ºC. A temporada de seca vai de setembro a março, sendo os meses de outubro a dezembro os ideais para a visita.

Tudo sobre a Praia dos Carneiros

Pronto! Agora que você já sabe como chegar ao seu destino, que tal conhecer mais sobre a Praia dos Carneiros? Basta clicar aqui e acessar nosso artigo especialmente dedicado a esse lugar paradisíaco!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.