Como comprar um carro seminovo da maneira correta? Veja 5 pontos fundamentais!

Veja os itens que deve se atentar antes de comprar um carro usado!

Não é de hoje que os preços dos carros novos têm subido. Atualmente, se tornou quase inviável para boa parte da população poder comprar um veículo 0km nas concessionárias. Por esse motivo, muitas pessoas tem recorrido aos carros seminovos.

Esses veículos que possuem poucas marcas de uso, mas que ainda entregam uma boa qualidade, necessitam de uma atenção especial, pois, muitos vendedores escondem problemas sérios, que com o tempo irá fazer você perder mais dinheiro.

Confira abaixo as dicas de como comprar um carro seminovo e evitar surpresas indesejáveis!

Como comprar um carro seminovo: 5 pontos a se observar

Quilometragem

Esse é o ponto inicial de toda compra: verificar quantos km o carro já rodou. É importante levar em consideração esse item, pois, carros com maiores quilometragens são carros mais desgastados, que tem maior probabilidade de apresentar problemas.

Portanto, escolha carros que a quilometragem esteja próxima aos 20 mil km. Isso porque acima de 30 a 40 mil km é possível que as peças como câmbio, volante e pneus estejam muitos desgastados, sendo necessário a troca. Isso representa um gasto imediato que ninguém quer ter logo após a compra.

LEIA MAIS:

Por que os preços dos carros aumentaram tanto? Confira os motivos!

Como comprar um carro seminovo da maneira correta? Veja 5 pontos fundamentais!

O som do motor

Quem conhece carro sabe o som que um motor saudável produz, mais limpo e sem engasgo. Caso o veículo demore a dar partida, é sinal que existem problemas. Sempre que possível verifique dentro do capô se existe algum chiado ou barulhos diferentes.

Verifique os equipamentos

Se o carro é de fato seminovo, ele ainda deve possuir boa parte dos seus itens em bom estado de conservação, com peças lisas e brilhantes, sem amassados ou ferrugem. Caso apresente essas situações, talvez não seja interessante a sua compra.

Se não souber fazer essa análise ou a do tópico anterior, não hesite em chamar um amigo que entenda da área ou um mecânico de sua confiança para auxiliá-lo.

O número do chassi

Esse é um ponto fundamental, pois, você pode inclusive ser preso. Todo veículo possui o número do chassi gravado na lataria e no vidro. Carros roubados possuem esses números raspados ou adulterados.

Assim, sempre verifique se os números checam nas duas indicações, e se não existem adulterações, com formatos estranhos de letras e números.

Peça a documentação

O veículo deve possuir toda documentação em ordem, sem multas registradas ou pendências de tributos como o IPVA. Você mesmo pode fazer essa análise através do site do Detran.

Agora que você sabe como comprar um carro seminovo sem supresas, confira mais conteúdos como esse clicando aqui!

Você pode gostar também