Por que os preços dos carros aumentaram tanto? Confira os motivos!

Por que os carros estão com os preços elevados? É o que você vai descobrir!

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Com a pandemia da COVID-19, muitos veículos deixaram de ser produzidos, o que ocasionou um aumento no preço de modelos de carros no mundo, tanto novos como usados. Nos Estados Unidos, como exemplo, o preço médio de um automóvel de segunda mão subiu para mais de US$ 25 mil. Mas afinal o que explica essa escassez de veículos no mercado automobilístico?

Escassez de peças

Algumas fábricas deixaram de produzir automóveis devido à falta de insumos como os semicondutores − responsáveis por parte do funcionamento do seu circuito elétrico. Além disso, houve um aumento da demanda dessa peça para produção de chips que as pessoas utilizam em eletrodomésticos, celulares e computadores, o que dificulta ainda mais a disponibilidade desse material para o setor automobilístico.

De acordo com uma entrevista da BBC com David Menachof, professor da Escola de Negócios da Florida Antlantic University (FAU), no último ano, cerca de 8 milhões de veículos deixaram de serem feitos. Isso ocasiona uma perda de faturamento de cerca de U$S 200 milhões.

Impacto na geração de emprego está relacionado com o aumento de preço dos carros no mundo

Como consequência,  isso tem gerado efeito não só no preço dos veículos, como também em todos os negócios associados à sua fabricação, incluindo a geração de empregos. Esse setor é responsável por empregar sozinho cerca de 2 milhões de pessoas direta e indiretamente, considerando todas as empresas que fornecem peças e serviços.

Impacto na economia mundial

Segundo David Menachof, a fabricação de automóveis gera cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) global. No Japão, como exemplo, a falta de peças ocasionou uma queda de 46% nas exportações do mês de setembro, quando comparado ao ano anterior. Países como a Eslováquia, responsável pela maior produção de carros per capita do mundo, também tiveram um forte impacto na sua economia. Isso evidencia a importância do setor automobilístico, sobretudo para nações menores como a Eslováquia.

Gostou desse artigo? Então saiba que você pode encontrar mais artigos como esse clicando aqui

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->