Por que os preços dos carros aumentaram tanto? Confira os motivos!

Por que os carros estão com os preços elevados? É o que você vai descobrir!

Com a pandemia da COVID-19, muitos veículos deixaram de ser produzidos, o que ocasionou um aumento no preço de modelos de carros no mundo, tanto novos como usados. Nos Estados Unidos, como exemplo, o preço médio de um automóvel de segunda mão subiu para mais de US$ 25 mil. Mas afinal o que explica essa escassez de veículos no mercado automobilístico?

Escassez de peças

Algumas fábricas deixaram de produzir automóveis devido à falta de insumos como os semicondutores − responsáveis por parte do funcionamento do seu circuito elétrico. Além disso, houve um aumento da demanda dessa peça para produção de chips que as pessoas utilizam em eletrodomésticos, celulares e computadores, o que dificulta ainda mais a disponibilidade desse material para o setor automobilístico.

De acordo com uma entrevista da BBC com David Menachof, professor da Escola de Negócios da Florida Antlantic University (FAU), no último ano, cerca de 8 milhões de veículos deixaram de serem feitos. Isso ocasiona uma perda de faturamento de cerca de U$S 200 milhões.

Impacto na geração de emprego está relacionado com o aumento de preço dos carros no mundo

Como consequência,  isso tem gerado efeito não só no preço dos veículos, como também em todos os negócios associados à sua fabricação, incluindo a geração de empregos. Esse setor é responsável por empregar sozinho cerca de 2 milhões de pessoas direta e indiretamente, considerando todas as empresas que fornecem peças e serviços.

Impacto na economia mundial

Segundo David Menachof, a fabricação de automóveis gera cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) global. No Japão, como exemplo, a falta de peças ocasionou uma queda de 46% nas exportações do mês de setembro, quando comparado ao ano anterior. Países como a Eslováquia, responsável pela maior produção de carros per capita do mundo, também tiveram um forte impacto na sua economia. Isso evidencia a importância do setor automobilístico, sobretudo para nações menores como a Eslováquia.

Gostou desse artigo? Então saiba que você pode encontrar mais artigos como esse clicando aqui

Você pode gostar também