Isso é o que acontece quando se bebe café antes de comer!

Beber café antes de comer pode parecer bastante inofensivo, mas não é!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Pelo fato de o café ser quentinho, aromático e trazer mais aconchego para os nossos dias, ele se tornou uma das bebidas mais presentes – se não, a mais – na rotina da maioria dos brasileiros. A bebida é consumida, grande parte das vezes, antes de alguma refeição devido à cultura de que ele ajuda a “abrir o apetite”.

No entanto, embora beber café antes de comer pareça ser uma atitude bem inofensiva, esse consumo pode causar diversas reações ao nosso corpo, interferindo em reações químicas importantes para a digestão e na regulação hormonal.

Saiba mais a seguir!

O que acontece com o nosso corpo quando bebemos café antes de comer?

Um estudo publicado na Psychosomatic Medicine, certificou que a cafeína (substância presente no café) apresentou um efeito nos níveis de cortisol  – hormônio do estresse – nos participantes da pesquisa. No entanto, esse impacto dependia se o consumo regular de café era feito pela manhã ou não.

LEIA MAIS:

Isso porque, geralmente, o cortisol está em níveis aumentados no período da manhã. Com isso, em seu estudo, os pesquisadores observaram que ao fazer uma ingestão regular de cafeína, diminuiu o impacto do cortisol no funcionamento diário do corpo.

Por outro lado, ao beber café antes de comer, a cafeína pode causar um pico de cortisol, ou torná-lo constantemente alto durante o dia. Consequentemente, o indivíduo tende a ficar mais cansado, estressado, sonolento e com uma vontade absurda de alimentos açucarados, como uma maneira de ter mais energia.

Logo, apesar dessa bebida matinal parecer inofensiva, ela pode afetar na regulação do cortisol, nas funções metabólicas, nos hábitos do sono e nas suas atividades diárias.

Diante disso, para evitar esses acontecimentos e fazer com que o café aja ao seu favor, o melhor é fazer uma refeição bem nutritiva antes de ingerir cafeína. Assim você conseguirá manter a sua energia em alta para realizar as suas tarefas diárias da melhor maneira possível.

Aumento dos níveis de glicose

Outro estudo, realizado no Universidade de Bath, na Inglaterra verificou um pico de açúcar no sangue e uma queda na tolerância a glicose após os participantes ingerirem café antes do café da manhã.

A longo prazo, altas taxas de açúcar no sangue podem levar a aumento do risco de desenvolvimento de diabetes ou doenças no coração.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->