Confira 5 benefícios do pinhão para você aproveitar!

Semente que pode transformar a sua vida

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O pinhão basicamente é a semente da Araucária e a parte que comemos da pinha. Tem sua origem nativa na região Sul e de pequenas áreas do Sudeste do Brasil, sendo encontrado geralmente entre os meses de março a agosto do ano.

Outrora, o pinhão era bastante consumido pelos indígenas e nos dias atuais podemos ver muito presente em algumas festas típicas do país. Esta semente é formada pela casca de amêndoa, o seu sabor e a textura chamam bastante atenção ao consumi-la.

Diante disso, possui diversos nutrientes para o organismo do corpo humano, como: amido resistente, fibras, proteínas, minerais essenciais (magnésio, potássio, ferro, zinco e magnésio) e vitamina C. Além disso, tem baixo teor de sódio e gordura.

Veja agora alguns dos benefícios do pinhão.

5 benefícios do pinhão

Faz bem ao cérebro

O pinhão é rico em vitaminas do complexo B, o que contribui de forma significativa para o funcionamento do nosso cérebro. Por conta disso, o consumo regular desta semente ajuda no raciocínio e na memória.

LEIA MAIS:

Auxilia na visão

Esta semente também é uma aliada para os nossos olhos, pelo fato de conter luteína (antioxidante importante que evita a degeneração macular por conta da idade e reduz os riscos de ter catarata). Adicionalmente, também auxilia a exterminar os radicais livres do organismo que podem causar câncer.

Aumenta a imunidade

Ingerir o pinhão fortifica o organismo contra doenças como a gripe e resfriados. Isso por conta de que a semente contém vitamina C (antioxidante que aumenta a imunidade). Basicamente, em 100g do pinhão cozido, você encontrará cerca de 30 mg do nutriente.

Regula o intestino

Como é o caso de praticamente todas as fibras, um dos benefícios do pinhão é auxiliar a prevenção de problemas intestinais, como é o caso da prisão de ventre. Isso por conta que, a ingestão diária desta semente, regula o funcionamento do intestino ao reter mais água e consequentemente as fezes irão ficar mais saudáveis.

Ajuda a emagrecer e ganhar massa muscular

A presença de ácido pinoleico na sua composição faz com que o pinhão atua suprimindo a fome e auxiliando no equilíbrio intestinal. Além disso, se consumido de maneira balanceada, as proteínas, gorduras boas, fibras e carboidratos encontrados na semente ajuda a ganhar e manter a massa muscular.

Gostou de conhecer os benefícios do pinhão? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->