15 bebidas típicas da África para provar a diversidade do continente

São bebidas que variam do café ao vinho, passando por chás e licores apreciados mundialmente

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Não é segredo para ninguém que a África tem imensa riqueza cultural. Uma diversidade tão extensa quanto o próprio continente. Isso perpassa pela gastronomia e, claro, pelas bebidas típicas da África. 

Amplamente conhecidas tanto no continente africano quanto em países pelo resto do mundo, as bebidas mais populares da África vão do vinho ao café. E saiba disso: elas vão muito mais do que aquela Amarula que você coloca no seu drink. 

15 bebidas típicas da África

Sobolo

Bebidas Típicas da África: Sobolo
Sobolo

Sobolo é um chá de hibisco nativo de Gana, feito de folhas ou flores de rosela. As folhas ou flores são mergulhadas em água quente até atingir uma coloração vermelha. Em seguida, a água é coada e adoçada até esfriar.

Chenin Blanc

Bebidas Típicas da África: Chenin Blanc 
Chenin Blanc

A variedade Chenin Blanc tem origem no Vale do Loire, na França, porém, atingiu um enorme sucesso na África do Sul, onde é conhecida como Steen. O vinho é bastante apreciado e suas notas variam conforme o clima e a região do país. 

LEIA MAIS: Seis doces típicos da África e o melhor da diversidade culinária!

Oshikundu

Bebidas Típicas da África: Oshikundu
Oshikundu (Greg Willis from Arlington, VA, usa, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons)

Oshikundu é uma bebida fermentada não-alcoólica da Namíbia, feita com água, farinhas de milho (mahangu) e sorgo, além do farelo de milheto. A mistura fermenta por várias horas em temperatura ambiente, resultando em uma nutritiva bebida espessa de cor marrom.

Amasi

Bebidas Típicas da África: Amasi
Amasi

Mais uma das bebidas típicas da África do Sul, a amasi é um tipo de leite fermentado com probióticos valiosos para a saúde. A textura espessa e cremosa, além do sabor azedo, o faz ser comparado a uma mistura de iogurte e queijo cottage.

O amasi é fonte de proteína, cálcio, ferro e magnésio. Pode ser bebido sozinho ou adoçado com mel e frutas.

Mazagran

Bebidas Típicas da África: Mazagran
Mazagran (Herbeater, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

O mazagran é um tipo de café forte e gelado, servido em um copo alto de porcelana ou argila. A bebida é típica da Argélia. Inclusive, seu nome supostamente deriva de Mazagran, cidade portuária argelina concedida à França pelo Tratado de Tafna em 1837.

Amarula

Bebidas Típicas da África: Amarula 
Amarula

A amarula, você já conhece! A bebida originada na África do Sul é um licor de creme destilado de frutos da marula, selecionados e colhidos à mão. A base é envelhecida e depois combinada com açúcar e creme para criar licor caracterizado pelo sabor leve de caramelo com notas de baunilha e especiarias.

Chá de menta magrebino

Bebidas Típicas da África: Chá de menta magrebino 
Chá de menta magrebino

O chá de menta magrebino é a combinação adoçada do chá verde com hortelã fresca. Ainda que seja bastante apreciado na região do Magreb, no norte da África, é também fortemente associada ao Marrocos.

A bebida é tradicionalmente preparada em bules de berrad. As folhas são lavadas e depois preparadas com a adição do chá e da água.

LEIA MAIS: Conheça deliciosas 12 frutas típicas da África

Sobia

Bebidas Típicas da África: Sobia
Sobia (موسى, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Originada no Egito, a sobia é uma bebida refrescante à base de arroz moído ou cozido, leite de coco e açúcar, aromatizado com baunilha. Doce e espessa, a bebida é apreciada durante todo o ano, especialmente no Ramadã.

Café Touba

Bebidas Típicas da África: Café Touba 
Café Touba (Lahat sogue, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

O Café Touba é um café picante e intenso do Senegal, feito com grãos torrados e moídos com grãos de Selim (Xylopia Aethioopica), a pimenta da Guiné. A mistura também ganha outras especiarias, como o cravo. A forma de preparo faz com que o café seja aerado e bastante espumado. 

Chá de Rooibos

Bebidas Típicas da África: Chá de Rooibos
Chá de Rooibos (Żółwiciel, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)

O rooibos é uma planta sul-africana cujas folhas são comumente usadas para fazer chá, na verdade, uma alternativa mais barata ao chá preto europeu. São chás quentes, gelados ou expresso vermelho. A planta ainda tem propriedades antienvelhecimento. 

Witblits

Bebidas Típicas da África: Witblits
Witblits

Witblits é uma marca nativa da África do Sul, fabricada a partir de uvas, mais precisamente, sobras das vinícolas. Por não ser envelhecido, também não sofre nenhuma maturação, resultando em um líquido transparente. 

Muitos agricultores produzem witblits a partir de fórmulas artesanais, resultando em um conhaque de qualidade superior.

Dawa

Bebidas Típicas da África: Dawa
Dawa

A dawa é o equivalente à nossa caipirinha e é mais uma das bebidas típicas da África que selecionamos para nossa lista. A “bebida nacional do Quênia” é feita com vodka, suco de limão e mel. O drink também é servido com uma roda de limão e um ‘Dawa Stick’ para mexer.

Umqombothi

Bebidas Típicas da África: Umqombothi
Umqombothi

Umqombothi é uma cerveja Xhosa. Feita de milho, é rica em vitamina B e tem um teor alcoólico mais baixo do que a maioria das cervejas comerciais. A bebida é geralmente consumida em ambiente comunitário, compartilhada entre amigos e familiares.

Van Der Hum Liqueur

Bebidas Típicas da África: Van Der Hum Liqueur
Van Der Hum Liqueur

Criado por um holandês há mais de 300 anos, este licor cítrico original da Cidade do Cabo combina especiarias, ervas, açúcar, tangerinas, aguardente e vinho diluído. Tem o nome de seu criador e é um dos favoritos entre os sul-africanos.

Mageu

Bebidas Típicas da África: Mageu
Mageu

A mageu é uma bebida não-alcoólica feita de papa de farinha fermentada, bem parecida com um mingau fino. Rica em carboidratos e vitamina B, pode substituir uma refeição.  

Agora que você conhece algumas das mais tradicionais bebidas típicas da África, siga sua viagem pela gastronomia com as bebidas da Austrália e Inglaterra.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->