Os 5 países com a população mais saudável e que vive mais – Veja os segredos!
Costumes e culturas de populações com expectativas de vida altas
Viver para sempre é o sonho de muitas pessoas, mas isso ainda está longe de ser uma realidade. Porém, alguns países já estão bem mais perto dessa meta e possuem as populações mais velhas do mundo. Muito ainda precisa ser discutido sobre esse assunto para descobrir o que faz esses povos viverem tanto.
Nesta matéria, trouxemos algumas explicações que podem estar relacionadas a longevidade em alguns países. Ficou curioso(a)? Então, continue a leitura desta matéria na íntegra!
Quais são os países com as populações mais velhas do mundo?
5° lugar: Islândia
Terra dos vikings, cachoeiras e auroras boreais, a Islândia é um país que, apesar de pequeno, possui a quarta população mais velha de todo o mundo. Muito comentada por aqui no Rotas de Viagem, a Islândia tem expectativa de vida é 83.1 anos.
LEIA MAIS: Singapura: Tudo que você precisa saber para montar um roteiro perfeito
4° lugar: San Marino
Localizado na Europa, esse pequeno país possui expectativa de vida de 83.3 anos.
3° lugar: Singapura
Em Singapura a média de vida é de cerca de 85.2 anos. A atuação na prevenção e identificação precoce de doenças se destacam como alguns motivos para a alta expectativa de vida no país.
2° lugar: Japão
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Japão não é o país com a maior expectativa de vida do mundo, mas estão quase lá! Os japoneses possuem uma média de expectativa de vida de 85.3 anos.
LEIA MAIS: Comida “japonesa” que não é consumida no Japão? Conheça quais são elas!
1° lugar: Mônaco
Surpreendendo muitas pessoas, Mônaco possui a maior expectativa de vida do mundo com 89.4 anos. O sistema de saúde financiado pelo Governo, a saudável dieta mediterrânea e o estilo de vida menos estressante contribuem para a qualidade de vida da sua população.
Por que as populações são mais velhas nesses países?
Bom, essa é uma pergunta um pouco complicada de responder, uma vez que cada país possui a sua peculiaridade. De modo geral, a longevidade está ligada a dois principais fatores: costumes e acesso à saúde.
Com isso, entende-se que países como San Marino e Japão, onde os costumes de dietas saudáveis são muito fortes, têm altas expectativas de vida. Já os outros três, a longevidade é influenciada pelos programas governamentais que dão acesso a tratamentos de saúde e de prevenção de doenças.
Gostou deste artigo? Então, acesse o Rotas de Viagem para conferir outras novidades.