Descubra como viajar em família gastando pouco – e se divertindo muito!

Para viajar em família gastando pouco, basta planejamento e alguma flexibilidade na organização do roteiro

Férias em família são sinônimos de conexão e fuga da rotina diária. Contudo, também significam gastos extras! Porém, com um pouco de planejamento e flexibilidade, dá para viajar com a família gastando pouco. 

Certamente, viajar em família proporciona novas experiências, seja qual for a idade dos filhos e filhas. Porém, à medida que eles crescem, as despesas também aumentam. Por exemplo, passam a pagar tarifas cheias e, claro, têm novas demandas e necessidades. 

Por outro lado, a missão de descobrir como viajar com a família gastando pouco não é tão difícil quanto parece. Assim, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na organização do seu roteiro, de forma a não perder, sobretudo, a diversão! 

Como viajar em família gastando pouco

Sua família tem três, quatro, cinco ou mais pessoas e, ainda, os pets? Não tem problema! Por certo, há diferentes formas de como fazer viagens em família sem declarar falência na volta. Confira!

Faça uma poupança

Em primeiro lugar, faça uma poupança para as férias, ainda que guarde um pouquinho a cada mês. Deste modo, você pode aproveitar descontos para pagamento à vista e tem dinheiro salvo para possíveis intercorrências.  

Use programas de fidelidade

Uma forma infalível de economizar na viagem em família é usar milhas ou aproveitar programas de fidelidade. Cadastre seu cartão de crédito em companhias aéreas e demais serviços parceiros e vá acumulando pontos.  

Ao fechar a viagem, você pode ter tanto o suficiente para arcar com a família inteira ou, pelo menos, parte delas. As milhas também servem para acrescentar serviços ou upgrade

LEIA MAIS: Como acumular milhas mais rápido? 4 dicas fundamentais!

Economize nas bagagens

Quem disse que cada membro da família precisa ter uma bagagem? Em tempos onde as bagagens despachadas são cobradas, o ideal é evitar itens ao máximo! Logo, a dica é condensar as malas. Para isso: 

  • faça uma lista do que precisa levar para o destino (lembrando que você não precisa carregar sua casa)
  • prepare os montinhos por pessoa, com o objetivo de não misturar nada 
  • coloque os pertences em saquinhos de viagem
  • saiba utilizar o espaço da mala 

Se, ainda assim, precisar despachar mais bagagens, atente-se às tarifas e tente usar pontos (milhas). 

Seja flexível

Outra dica de como viajar em família gastando pouco é ser mais flexível. Sabemos que, muitas vezes, a viagem fica presa às férias escolares. Consequentemente, os preços acabam mais altos por normalmente ser alta temporada. 

Porém, mesmo vinculada a datas, a viagem pode até ficar mais barata. Por exemplo, configure alertas de viagens em sites, como Skyscanner e Booking.com, para saber de promoções. 

Além disso, você pode usar o Google Flights e explorar destinos a partir do seu aeroporto de origem. Basta que altere os parâmetros de pesquisa para as datas desejadas e deixe o destino em branco. Em seguida, serão listadas as opções de voo conforme seu orçamento. 

Entretanto, essa flexibilidade também diz respeito tanto à organização das datas dentro do período previsto, e até o destino. Por exemplo:

  • mesmo durante as férias, opte por embarcar durante a semana, e não aos sábados, domingos e feriados 
  • busque destinos mais econômicos que disponham de um bom custo-benefício

Você verá que isso vai facilitar sua vida e, claro, o orçamento. 

Preste atenção à hospedagem

Cuidar da hospedagem é uma das dicas de ouro sobre como viajar em família gastando pouco. Por exemplo, se optar por um hotel, priorize aquele que ofereça café da manhã incluso na tarifa (ou até os regimes all inclusive e meia pensão). 

Mesmo em resorts, busque por negociações para acomodações família ou pacotes com mínimo de diárias. Ademais, ficar fora do centro ou das áreas mais turísticas pode, ao mesmo tempo, salvar dinheiro e até opções melhores pagando menos. 

Saiba aproveitar o tempo de reserva

Comprar com antecedência é, de modo geral, a melhor forma de economizar na viagem, seja solo ou em família. Isso vale, principalmente, para alta temporada e feriados. Em contrapartida, há a opção das tarifas last minute

São aquelas tarifas promocionais lançadas justamente porque o voo ou hotel está vazio. Mas, cuidado, pois muitas vezes esse tipo de desconto não aparece em datas muito disputadas. 

LEIA TAMBÉM: 5 benefícios que viajar em família proporciona – para você valorizar

Aproveite as negociações

Fique de olho nas redes sociais e sites parceiros das companhias aéreas ou meios de hospedagem. Vez ou outra, são lançadas promoções e acordos bem vantajosos, principalmente para quem viaja em família. 

Ah, e muitos até oferecem condições especiais para crianças! Por exemplo, tarifas promocionais em restaurantes, descontos para uma criança viajando com dois adultos, e assim vai. 

Busque formas de desconto

A gente já falou das promoções e aproveitar milhas. Mas, uma das formas de viajar em família gastando pouco é aproveitar, também, outras formas de desconto. Há hotéis com tarifas especiais para pessoas com deficiência, idade superior a 60 anos, entidades profissionais, entre outras.  

Atenção às taxas extras

Quando a gente fala sobre ler, atentamente, as letras miúdas dos contratos, isso vale para as taxas extras! Por exemplo, os adicionais desnecessários para alugar um carro ou serviços para diárias de hotel. Ademais, evite locar carros no aeroporto, pois os preços costumam ser mais altos. 

LEIA MAIS: Fuja dessas taxas extras que aparecem em viagens – Confira três delas!

Curta as experiências locais

A princípio, quando viajamos para um destino turístico, costumamos buscar pelas atrações mais conhecidas. Para exemplificar, a Torre Eiffel, em Paris, ou o Parque Lage, no Rio. Mas, você sabia que viajar como um local pode ser mais econômico?

Claro que você pode ir a estes lugares mais “turistões”, mas vale apostar em experiências mais autênticas. Um parque onde só os moradores vão, aquela praia secreta ou a padaria da esquina. 

Prepare suas próprias refeições

Lembra do tópico sobre atentar-se ao tipo de hospedagem? Se sua opção for alugar uma casa ou apartamento, nossa dica final para viajar em família gastando pouco é para você! Busque um local que tenha cozinha para preparar suas refeições. 

Ok, você precisa experimentar os pratos locais e ninguém quer viajar para ficar preso à cozinha. Entretanto, uma ou outra refeição preparada em casa rende uma boa economia, principalmente se a família for numerosa. 

Se animou diante da possibilidade de como viajar em família gastando pouco? Para economizar ainda mais, confira itens que não precisa comprar no destino

Você pode gostar também