Conheça a história da Torre Eiffel e várias curiosidades

O monumento com mais de 130 anos é o cartão postal de Paris e atrai turistas do mundo inteiro em busca da fotografia perfeita.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Toda cidade tem um símbolo que a representa, contando um pouco de sua história. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. Em Nova York, a Estátua da Liberdade. E, em Paris, temos a magnífica Torre Eiffel, com toda a sua magnitude. Construída em 1889, a torre é toda feita em aço forjado e atrai milhares de turistas para conhecer o cartão postal parisiense. Conheça a história da Torre Eiffel e várias curiosidades sobre o monumento!

Curiosidades e História da Torre Eiffel: Torre Eiffel vista do Rio Sena
Torre Eiffel vista do Rio Sena

A Torre Eiffel fica no Champs de Mars (Campo de Marte) e, atualmente, é a construção mais alta de Paris, com 324 metros de altura (até 1930, a torre levava o título de monumento mais alto do mundo). Na França, fica atrás apenas do Viaduto Millau, que possui impressionantes 343 metros de altura. Seu estilo é o art noveau, foi feita totalmente em ferro e, ao todo, possui três níveis.

O monumento pago mais visitado do mundo é o principal atrativo urbano de Paris, concentrando milhões de turistas anualmente. Durante o dia, encanta por sua projeção no meio da paisagem da capital francesa. À noite, justifica o título angariado por Paris como a Cidade Luz, encantando a todos com sua iluminação. Saiba um pouco mais sobre a história da Torre Eiffel a partir de agora. 

História da Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída para a 10ª Exposition Universelle, evento realizado em 1889 durante o centenário da Revolução Francesa. A exposição tomaria a capital francesa entre 15 de maio e 6 de novembro, sendo um dos eventos mais importantes da Europa. Devido sua magnitude, o governo francês promoveu, então, uma competição envolvendo engenheiros e arquitetos para que desenvolvessem o projeto de monumento para o período.

O concurso recebeu 107 projetos, sendo escolhido o do engenheiro francês Gustave Eiffel, junto aos colegas Maurice Koechlin e Émile Nouguier. O projeto levou dois anos, 2 meses e 5 dias para ser executado, tempo considerado recorde para a época, em virtude da falta de tecnologia. Com maior exatidão, as construções começaram no dia 28 de janeiro de 1887 e foram concluídas em 31 de março de 1889.

Curiosidades e História da Torre Eiffel: Torre Eiffel em construção
Torre Eiffel em construção

Construída somente para o evento, a proposta da Torre Eiffel era, assim como ainda é descrito em seu site oficial, “elevar no Champ-de-Mars uma torre de ferro, com uma base quadrada, de 125 metros de lado e 300 metros de altura”. E, assim aconteceu! A torre é toda feita em ferro, motivo pelo qual dilata durante o verão. A distância entre os quatro pés internos é de 74,24 metros e, no lado externo, de 124,90 metros.

Curiosidades e História da Torre Eiffel: Base da Torre Eiffel
Na imagem é possível perceber a grandiosidade da base da torre quando comparada com as pessoas reunidas aos seus pés

Durante a exposição, milhões de visitantes ocuparam 95 hectares de feira no Champ-de-Mars, Morro do Trocadero e Esplanada dos Invalides. O intuito era que o monumento fosse retirado logo após o término do evento. Mas, os cerca de 12 mil visitantes diários ficaram tão impressionados que o sucesso da torre a fez ser oficialmente adotada pela cidade. Mas, engana-se quem pensa que a torre foi aceita logo de cara!

O monumento pago mais visitado do mundo é o principal atrativo urbano de Paris, concentrando milhões de turistas anualmente.

No início, os parisienses não aceitaram a construção da Torre, pois a construção de ferro representava um enorme contraste com a arquitetura antiga da cidade. Felizmente, mudaram de ideia! A torre tem três pavimentos ou andares. O primeiro fica a 57,64 metros, com 91,13 metros de largura e 4.200 metros quadrados. O segundo, por sua vez, fica a 115 metros de altura e tem área total de 1.650 metros quadrados.

Por fim, a parte mais alta fica a 276,13 metros de altura e tem área total construída de 350 metros quadrados. A 324 metros do solo, está a ponta da antena. Em junho de 1889, logo após sua inauguração, a Torre Eiffel ganhou cinco elevadores (afinal, em 1700 degraus de escada!). Aos poucos, as estruturas foram sendo trocadas e se modernizando. Hoje, são sete equipamentos que fazem mais de 100 mil quilômetros durante o ano.


Curiosidades sobre a Torre Eiffel

  • Devido à dilatação do ferro, a torre fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão.
  • A estrutura da torre tem mais de 15 mil peças em ferro, peso superior a 10 mil toneladas e  2,5 milhões de parafusos. 
  • Quando foi inaugurada, os visitantes subiam 1700 degraus até o ponto mais alto da torre. Hoje em dia, ela possui um elevador.
  • A Torre Eiffel está aberta o ano inteiro, exceto nos dias 14 e 15 de julho, por conta do feriado nacional.
  • Há dois restaurantes sofisticados na Torre Eiffel (The 58 Tour Eiffel e The Jules Verne), lanchonetes, uma loja exclusiva de macarons, Bar a Champagne e Bar Macaron.
  • Toda noite, a cada 1 hora, a iluminação da Torre Eiffel brilha por 5 minutos.
  • Durante a ocupação nazista, a Torre Eiffel foi fechada pelos alemães. 
  • Os elevadores passam por manutenção diária antes de abrir para visitação. 
  • A pintura da Torre requer  60 toneladas de tinta.
  • Há um bunker embaixo da Torre, construído para servir como esconderijo durante os bombardeios da guerra. 
  • Há réplicas da Torre Eiffel em várias cidades: Las Vegas (Estados Unidos), Sucre (Bolívia), Tóquio (Japão), Hangzhou (China), Urais (Rússia), Calcutá (Índia), Naqura (Líbano).
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->