Dez praias de Vila Velha e a beleza estonteante do litoral capixaba

São 32 quilômetros de costa que atendem a todos os gostos, além de abrigar áreas verdes de proteção ambiental que margeiam águas límpidas.

Vila Velha é assim, charmosa, aconchegante e dona do litoral badalado que atrai banhistas e amantes de esportes aquáticos. A cidade de 400 mil habitantes começou a ser construída em 1535, mas apesar de antiga, consegue aliar modernidade e, ao mesmo tempo, conservar antigos costumes, como as vilas de pescadores. As praias de Vila Velha são a representação perfeita da beleza estonteante do litoral capixaba. 

Ao todo, são 32 quilômetros de faixa abrigando seis praias principais, áreas de proteção ambiental, lagoas e mar de águas azuis. A temperatura raramente sai dos agradáveis 25ºC e dá as boas vindas a todos os estilos. Por lá, os visitantes encontram agroturismo, esportes náuticos, culinária típica, ecoturismo e artesanato regional. A cidade respira cultura e história, com monumentos que integram o patrimônio local. 

Booking.com

Pontos como Convento de Nossa Senhora da Penha e Farol de Santa Luzia convivem com áreas de proteção ambiental, como a APA do Morro do Moreno e a Fábrica de Chocolates Garoto (que oferece um chocotour aos visitantes). Tudo isso a meros 10 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. 

Conheça, a seguir, as praias de Vila Velha e o que encontrar em cada uma delas. Assim, fica mais fácil traçar seu roteiro de viagem pelo belo litoral capixaba.

Praias de Vila Velha (ES)

Praia da Costa

Praias de Vila Velha (ES): Praia da Costa
Praia da Costa

A praia mais famosa de Vila Velha tem águas douradas e límpidas, calçadão, ciclovia e área reservada para a prática de esportes. Não é à toa que a Praia da Costa é uma das mais bonitas do Espírito Santo e concentra a maior parte da estrutura hoteleira, além de barraquinhas na orla. Existem duas divisões da Praia da Costa, sendo elas:

  • Praia da Sereia: situada ao norte, entre o promontório do Farol de Santa Luzia e o istmo da Praia da Costa
  • Ilha dos Pacotes: fica bem no fim da Praia da Costa e é área privativa da Marinha pelo farol. Mesmo assim, os moradores se estabelecem no entorno para a pesca submarina

Lá no final da Praia da Costa, ainda temos a Praia do Ribeiro, onde ficam atracados os barcos dos pescadores. Pequena e calma, é o ponto de partida para o Morro do Moreno e, dela, se avista a Ilha da Baleia, que é privativa.

Praias de Vila Velha (ES): Praia do Ribeiro
Barcos atracados na Praia do Ribeiro

Praia de Itaparica

Continuação da Praia da Costa, a Praia de Itaparica é bem badalada, tanto durante o dia quanto à noite. Dotada de excelente infraestrutura, tem vários quiosques espalhados onde os banhistas curtem shows ao vivo de pagode e provar deliciosos petiscos típicos. Isso após enfrentar as águas de ondas claras e fortes, propícias para os surfistas. São 3,5km de extensão para quem busca belezas naturais e muita agitação.

Praias de Vila Velha (ES): Praia de Itaparica
Praias de Vila Velha (ES): Praia de Itaparica

Que saber tudo sobre a Praia de Itaparica? Confira então nosso artigo dedicado especialmente a esse destino: O charme da jovem Praia de Itaparica, em Vila Velha

Praia de Itapoã

Praias de Vila Velha (ES): Praia de Itapoã
Praia de Itapoã

Mais uma continuação da Praia da Costa, a Praia de Itapoã também tem excelente estrutura hoteleira, além de bares e restaurantes. Mas, nada ganha do espetáculo do arrastão de rede que os pescadores dão no final da tarde! Vale lembrar que as águas de ondas fortes e claras são ideais para a pesca de arremesso. Por isso, os barcos da pequena comunidade resistem, apesar da verticalização crescente na região. 

A praia fica a 3km do centro de Vila Velha e conta com uma faixa de areia extensa que permite a prática de esportes, como futebol e vôlei.

Praia da Ponta da Fruta

A Praia da Ponta da Fruta fica entre Vitória e Guarapari, mas ainda em Vila Velha. A praia fica numa parte de mar mais calmo do Balneário da Praia da Fruta e possui uma infraestrutura de bares e restaurante.

Praias de Vila Velha (ES): Praia da Ponta da Fruta
Praia da Ponta da Fruta

Praia do Coral do Meio

Bem ao lado do Morro da Concha está a Praia do Coral do Meio, pequena enseada de mar tranquilo e esverdeado. A faixa de areia fofa e amarelada fazem o contraste perfeito com o tom das águas. No entanto, apesar de ideal para banhistas, vale o alerta de que, quanto mais próximo à cidade de Guarapari, mais fortes ficam as ondas.

Praias de Vila Velha (ES): Praia de Coral do Meio
Praia de Coral do Meio

Praia da Baleia

Praias de Vila Velha (ES): Praia da Baleia
Praia da Baleia

A Praia da Baleia, como já comentamos, fica no balneário da Praia da Fruta e tem como principal destaque as ondas altas. O balneário atrai amantes dos esportes aquáticos devido aos picos de ondas fortes. Por lá, os turistas encontram bares, pousadas, lagoas e restaurantes. Durante a maré baixa, ainda, podem aproveitar as praias Rasa e do Sol.

Seu nome (Praia da Baleia) vem da frequente visita de filhotes de baleia à praia. As ondas fortes fazem com que esteja sempre cheia de surfistas! Porém, quem gosta de atividades mais tranquilas pode aproveitar mergulho e ciclismo, ou apenas aproveitar os 2.500 metros de beleza quase intocada, além dos bares e restaurantes.

Praia da Barra do Jucu

A Praia da Barra do Jucu está a 11 quilômetros de Vila Velha e propicia o encontro das águas do mar com o Rio Jucu. Vale lembrar que o rio foi responsável pela interiorização do estado e sua foz está bem próxima à praia. O encontro do rio com o mar tornam a água um pouco mais escura, porém, ideal para a pesca e esportes náuticos, especialmente o surf. Aliás, os banhistas devem ser cautelosos com o repuxo das ondas fortes e altas

Já deu pra ver que as praias de Vila Velha são ideais para quem gosta de esportes, não é mesmo? Mas, a Praia do Barrão, como também é conhecida, é uma das melhores, até mesmo porque, assim como as vizinhas, possui extenso calçadão e ciclovia. Suas ondas a tornam a principal escolha de quem pratica canoagem, surf e body board. A paisagem ainda é emoldurada pelos corais e o Morro da Concha. 

A Praia da Barra do Jucu ainda conta com pouca infraestrutura de bares e restaurantes, consequentemente, é mais deserta.

Praias de Vila Velha (ES): Praia da Barra do Jucu
Praia da Barra do Jucu

Praia Secreta

As definições de paraíso foram atualizadas pela Praia Secreta, próxima ao Morro do Moreno e do Farol de Santa Luzia. Seu nome já diz tudo porque o acesso a ela não é dos mais fáceis. Primeiro, é preciso passar por um terreno privado que, apesar disso, não impede o acesso à praia. A caminhada, porém, é recompensada pelo mar cristalino que mais parece uma piscina natural. O mar azul e sem ondas é ótimo para quem tem crianças.

Praias de Vila Velha (ES): Praia Secreta
Praia Secreta

Praia da Sereia

A Praia da Sereia é perfeita para famílias com crianças, pois o mar é mais tranquilo e seguro. A infraestrutura também ajuda bastante, pois os banhistas contam com vendedores ambulantes, bares e restaurantes. 

Praias de Vila Velha (ES): Praia da Sereia
Praia da Sereia

Praia do Bananal

Pequena e graciosa, a Praia do Bananal tem mar azul e bastante sossego. Mas, é muito sossego mesmo, já que conta com pouca infraestrutura e ausência quase completa de bares, quiosques e restaurantes. A exceção fica por conta do simpático Lounge das Meninas, espaço com almofadas e música ambiente. A praia fica na subida para o Morro do Moreno e, de lá, saem barcos de passeio. 

Praias de Vila Velha (ES): Praia do Bananal
Praia do Bananal
Você pode gostar também