26 Doces típicos da França para se esbaldar!
Mais do que crepes e macarons, os doces típicos franceses vão muito além, fazendo qualquer um ler esta lista com água na boca!
Oui, a gastronomia francesa é de tirar o chapéu! Restaurantes estrelados, chefs que estão entre os melhores do mundo e pratos espalhados pelos quatro cantos do planeta colocam o país em alto patamar! Mas, quando se fala em comida, não dá para deixar os doces de fora! E 26 doces típicos da França merecem destaque e vão fazer qualquer um querer se esbaldar e sair da dieta!
A variedade dos pratos franceses é de dar inveja! Doces, queijos, vinhos e técnicas culinárias aplicadas em muitos manuais e instituições acadêmicas. Os doces, em particular, enfeitam vitrines país afora e integram a cultura com suas cores e enfeites delicados. A França tem tradição secular nos doces e patisseries, colocando-se entre as referências mundiais na área de confeitaria.
Tanto que muitas receitas se converteram em verdadeiros patrimônios imateriais. Por isso, a variedade e quantidade de confeitarias e boutiques especializadas no país surpreende até mesmo o turista mais afoito pela gastronomia. Mas, vamos parar de conversa e conhecer logo os 26 doces típicos franceses que fazem a cabeça, tanto de turistas quanto dos nativos! Afinal, adoçar a vida é sempre bom!
Doces Típicos da França
Macarons
Sumidade quando se fala em doces franceses, os macarons estão entre as sobremesas típicas mais famosas daquele país. Conhecidos como “doce de rainha”, foi trazido à França por Catarina di Médici ainda no século XVI (sim, a massa é italiana), tido atualmente como iguaria clássica que carrega variedade considerável de cores e sabores. O doce extremamente delicado, de forma que é preciso cuidado até mesmo para segurá-lo.
Profiteroles
Doces feitos com massa choux, os profiteroles têm formato de bolinhos (carolinas) recheados com creme, chantilly ou sorvete, em sua maioria, cobertos de chocolate. A forma mais tradicional de servir é acompanhado de sorvete de creme e calda quente de chocolate meio amargo.
Mille Feuille (mil folhas)
Leve e suave, essa é a mille feuille. Mas, vale lembrar que cada cafeteria tem suas próprias receitas, por isso, a dica é observar se a massa é fina, garantindo o sabor. O nome é originado pelas camadas sobrepostas de massa folhada, sempre intercaladas com açúcar e creme de baunilha. A verdade é que a mil folhas acaba como uma arte da confeitaria e, dependendo da criatividade, leva sabores inimagináveis!
Canelé
Nascido na região de Bordeaux, o canelé é um bolinho que leva, entre outros ingredientes, baunilha e rum. A melhor receita deve ser crocante por fora e macia por dentro, devido à camada de mel pincelada antes de ir ao forno. A receita não é tão simples quanto parece e representa orgulho para os confeiteiros que conseguem preparar essa tradição milenar.
Crème brûlée
Combinação aparentemente simples do creme de baunilha com a crosta crocante de açúcar maçaricado tem, como resultado, um dos doces típicos franceses mais famosos do mundo. A crosta formada pelo açúcar queimado é quebrado com a colher antes de comer a sobremesa. O doce é muito tradicional e cada restaurante acaba encontrando uma forma de personalizar sua receita.
Tarte tatin
Torta de maçã inventada como um acidente por duas irmãs do século XIX. Como assim? As meninas assaram a torta com a massa sobre as maçãs, em uma inversão desproposital. A coisa ficou tão gostosa que deu origem ao novo doce batizado com o sobrenome das irmãs – tatin. O diferencial dessa receita invertida é que, como as maçãs têm contato direto com o fogo, acabam com uma textura macia e caramelizada.
Café gourmand
O café gourmand não é bem um doce, mas uma combinação de vários deles servidos em miniatura com café. Habitualmente, vem de sobremesa no final das refeições, com quatro porções pequenas dos doces mais tradicionais, como mousse e creme brullé.
Caramel au beurre salé
Um doce fortemente caracterizado pela presença do sal (sim!), o caramelo de manteiga salgada foi inventado por Henri le Roux pode ser encontrado em diferentes versões, como pasta, bisnaga ou bala.
Tarte citron (torta de limão)
Um dos clássicos da pâtisserie francesa, a torta de limão é uma sobremesa muito adorada em todo o país.
Crepe
Popular em todo o mundo, o crepe tem variações diversas, como recheados com calda de chocolate e acompanhados com bolas de sorvete. A massa é feita com farinha de trigo, leite e ovos, tendo como resultado uma receita apreciada também no Brasil. A mais simples leva apenas açúcar, mas é comum encontrar recheios mais elaborados, como aqueles que levam frutas, geleia e nutella.
Crepe suzette
Variação do crepe feita com massa a base de manteiga, açúcar, calda de laranja flambada com licor francês, além de sumo e raspas de própria fruta e tangerina.
Clafoutis
Mais um doce típico francês, o clafoutis é feito ao cozinhar cerejas inteiras no forno com creme de farinha, leite, ovos e açúcar. No entanto, também é comum encontrar versões salgadas do clafoutis, substituindo as cerejas por tomate ou abóbora. Seu sabor suave o torna uma sobremesa bastante consumida no verão.
Choux à la crème
Grosseiramente falando, a choux à la crème é uma miniatura das éclair, as bombas de chocolate. Redonda, leva diferentes recheios envoltos por uma massa leve e aerada. Para completar, um creme levemente resfriado e mais suave, até por ser servido em grande quantidade.
Mont blanc
Tradicional, o mont blanc consiste em suspiros recheados com chantilly e cobertos com creme de castanha portuguesa, finalizados com açúcar de confeiteiro polvilhado.
Madeleine
As delicadas madeleines são bolinhos típicos da região de Lorraine. Tradicionais no lanche da tarde, são feitas em formato de concha com massa preparada à base de ovos, farinha, açúcar, manteiga derretida, fermento, condimentos, nozes e raspas de limão. Os franceses, claro, criaram variações que podem ser encontradas nas confeitarias do país.
Mousse de chocolate
Não existe restaurante, bar ou confeitaria brasileira sem mousse de chocolate no cardápio, certo? Mas, saiba que a tradicional sobremesa vem da França, pelo menos, a receita original com o doce feito com o cacau!
Ile flottante
Sabe os ovos nevados do caderninho de receitas da sua avó? Pois bem, a ile flottante ou ilha flutuante é uma variação deles! Mas, na versão francesa, as ilhas são bolinhos preparados com claras de ovo que flutuam sobre o creme de açúcar, baunilha e gemas. O resultado é um doce leve e saboroso muito encontrado nos restaurantes do país.
Pain au chocolat
Literalmente, pão feito com a mesma massa usada no croissant levando gotas de chocolate como recheio. A receita perfeita deve ser macia, as gotas de chocolate derretidas e a casquinha externa crocante.
Éclair
Conhecido no Brasil como “bomba de chocolate”, o éclair tem a mesma massa usada no preparo dos profiteroles (a massa choux). A diferença é que, na “bomba”, tem formato alongado e recheios diferentes, como caramelo, limão, cappuccino, chocolate, entre outros. O éclair enfeita bastante as vitrines de confeitarias devido sua produção colorida, com sabores que variam muito conforme as estações do ano.
Pain d’Épices
O pain d‘Épices é muito popular nas regiões da Alsácia e Borgonha, consistindo no bolo de mel com especiarias, como canela e cravo. É bem conhecido como pão de mel, podendo ser encontrado na versão similar ao bolo mesmo, de cortar com a faca, ou na forma de biscoito coberto de chocolate. Muito consumido no Natal!
Kouglof
O kouglof é um doce típico original da Alsácia feito de massa com amêndoas e passas, finalizando com açúcar de confeiteiro polvilhado. O formato é sempre o mesmo, redondinho, e a forma usada para assá-lo acabou se tornando um souvenir da região. Por isso, quando passar pela Alsácia, não se esqueça de comprar a sua e prepare o próprio kouglof!
Praliné
O tradicional doce francês é feito a partir da de pasta de amêndoas e caramelo, levando uma coloração rosa graças ao corante misturado à receita. O praliné pode ser apresentado tanto como recheio ou coberturas, comido puro ou sob a forma de pasta para ser passado no pão.
Baba au rhum
Bolinhos cobertos, normalmente, com chantilly e frutas, além de regados com xarope de rum. De preparo simples, o baba au rhum normalmente é montado em forma de cogumelo, mas tem todo um ritual para ser servido. O bolo vem inteiro no prato e só pode ser partido na hora de comer. Nesta hora, o sortudo despeja o rum por toda a superfície do bolo, dando umidade e teor alcoólico ao doce.
Saint Honoré
A receita original deste doce foi criada em uma confeitaria na rua Saint Honoré, nos idos de 1846. O doce, nada mais é, do que massa folhada crocante sob carolinas de massa choux (de novo, ela!) recheadas com creme de baunilha. Depois, o confeiteiro cobre o preparo com caramelo e porção generosa de chantilly.
Arroz doce
Sim, o arroz doce é um doce típico francês, tão adorado por lá quanto a nossa versão consumida nas deliciosas festas juninas! A diferença é que, em vez de cozinhar o arroz no leite condensado, o doce feito na França leva leite, açúcar e canela, resultando em um sabor mais suave.
Gaufres
Os gaufres lembram waffles, com a diferença de possuir cristais de açúcar na massa, resultando em um doce crocante e saboroso. O gaufre é extremamente versátil, podendo ser consumido puro (como um biscoito) ou servido com coberturas de frutas e sorvete.