Conheça 10 doces típicos da Coreia do Sul

As tradicionais sobremesas coreanas são coloridas e cheias de sabor, assim como a própria cultura do país!

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Quando falamos em doces, sempre nos vem à mente aquela imagem de confeitos elegantes, com caldas, chocolate, cereja, chantilly e afins. Mas, quando falamos em sobremesas típicas coreanas, precisamos incluir um fator importante: cores! Alegres e coloridos, os doces típicos da Coreia do Sul mesclam ingredientes tradicionais e resultam em itens de encher os olhos! 

A cozinha sul-coreana é fruto das mudanças políticas e sociais ocorridas no país nos últimos séculos. Ainda que os pratos variem conforme as províncias, existem ingredientes comuns no preparo, como grãos, chá verde e feijão. Hábitos que se repetem tanto em pratos salgados quanto doces. Por isso, saborear a culinária da Coreia do Sul é imergir em sua história e cultura. 

Mais ainda, é preciso ter a mente aberta aos costumes do país, uma vez que o uso de ingredientes difere do que praticamos no Ocidente. O feijão, por exemplo, é muito mais empregado no preparo de doces do que salgados. Assim, na lista dos mais queridos doces típicos da Coreia do Sul, sempre aparece algum que tenha feijão no meio. Sem falar no chá verde e outros sabores que você vai conhecer agora!

10 doces típicos da Coreia do Sul

1 Tteok

Tteok
Tteok

Muito bonitinho e colorido, o Tteok é um bolinho de arroz recheado com pasta de feijão doce azuki. Quem gosta da cultura oriental, inclusive, logo vai associá-lo ao mochi, doce típico japonês. O tteok é muito comum em festas de aniversário, casamento ou nas celebrações de ano novo. 

2 Kyungdan

Kyungdan
Kyungdan

Outro doce famoso nas festinhas de aniversário é o kyungdan. Parecido com o tteok, também é feito da massa de arroz, mas recheado com mel e açúcar. 

3 Hotteok

Hotteok
Hotteok

O hotteok é uma panqueca coreana que cai como um abraço no estômago nos dias de frio. A casca é crocante e o recheio feito de canela, açúcar mascavo, mel e nozes. É considerada “comida de rua” porque é bastante vendida em barraquinhas. 

Barata, a sobremesa também é encontrada em diferentes sabores, como o hotteok de chá verde. Na região de Busan, ainda dá para provar o recheio com frutas secas. 

4 Bingsu

Bingsu
Bingsu

O bingsu é o sorvete coreano, aquele refresco do verão! O doce é feito com raspas de leite congelado coberto com pasta de feijão vermelho. 

A versão mais popular da sobremesa é o patbingsu, que também inclui outras coberturas, como frutas picadas, xarope de frutas e leite condensado. Sem falar nas variedades mais modernas, como a cobertura de Oreo, e as mais rápidas, como sorvete e cereais matinais. 

Tem ainda o bingsu de chocolate, feito de água, leite condensado, calda e leite de chocolate. Bolachinhas e pedaços de chocolate podem ajudar a decorar o doce que faz o maior sucesso entre as crianças. 

5 Songpyeon

Songpyeon
Songpyeon (wizdata, CC0, via Wikimedia Commons)

O songpyeon é um bolinho de arroz popular durante o Chuseok, festival coreano da colheita de outono. O recheio geralmente envolve ingredientes agridoces, como pasta de castanha, gergelim e feijão mungo. 

Normalmente, o doce é finalizado em formato de lua, mas o divertido mesmo é a hora de colorir o doce! A pessoa pode usar corantes comestíveis, kabocha, artemísia e pó de frutas secas. 

6 Hobak monaca

Hobak monaca
Hobak monaca

O hobak monaca é um doce industrializado que virou febre na Coréia do Sul! A massa é feita de arroz com recheio de geleia de abóbora ou feijão vermelho. 

7 Baesuk

Baesuk
Baesuk (Alan Chan, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons)

O baesuk é um doce tão dinâmico que serve tanto de sobremesa quanto de remédio para tosse e dor de garganta. O baesuk é feito basicamente de pera em calda e temperada no molho de gengibre, mel e pimenta. É uma das sobremesas mais populares e nutritivas do país. Deve ser servida gelada para amenizar o sabor picante. 

8 Yaksik

Yaksik
Yaksik

O yaksik é uma sobremesa, ao mesmo tempo, saudável e saborosa. Trata-se do bolo de arroz doce, feito com arroz glutinoso, nozes, frutas secas e mel (daí, suas propriedades nutritivas). O ideal é servir o yasik no café da manhã acompanhado de uma boa xícara de café para começar o dia com o pé direito! 

9 Yakgwa

Yakgwa
Yakgwa (Korea.net / Korean Culture and Information Service (Photographer name), CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons)

O yakgwa é um biscoito de mel, óleo de gergelim e farinha de trigo, muito popular nas festas e celebrações coreanas. A massa do yakgwa é frita e embebida na calda de mel, resultando em uma textura úmida e doce. Se quiser algo mais crocante, peça para polvilhar nozes picadas sobre os biscoitos. 

10 Dasik

Dasik
Dasik

O dasik é herança da importante cozinha real coreana, estilo das dinastias Silla e Goryeo na qual as refeições eram servidas seguindo rituais elegantes. São biscoitos que, naquela época, eram servidos nas cerimônias de chá. O dasik é feito com matcha, farinha de arroz, mel e água, uma receita simples, mas saborosa. 

Viu como os doces típicos coreanos são lindos, coloridos e saborosos? O mais interessante é que as receitas são simples de preparar e você pode ter um pouquinho da Coreia aí, na sua casa! 

Quer conhecer pratos e sobremesas tradicionais de outros países asiáticos, como os 16 doces indianos tão bonitos quanto o país e 14 populares doces típicos chineses

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.