5 atitudes que indicam que seu filho pode estar se tornando mimado

Veja quais comportamentos são um indicativo de que é preciso repensar a educação.

Como pais, naturalmente desejamos o melhor para nossos filhos. Entretanto, mesmo as ações mais bem intencionadas podem ser prejudiciais. Isso porque o excesso de mimos e a superproteção podem deixar uma criança mimada, dificultando sua capacidade de empatia e formação de relações saudáveis.

Por isso, é importante estar atento a sinais que indicam que uma criança pode estar se tornando mimada. A seguir, confira cinco indicativos de uma criança mimada, segundo a psicologia:

5 sinais de que uma criança é mimada

Atitudes individualistas

É importante incentivar a autoestima na criança durante o seu crescimento, mas quando ela se sente mais especial que os outros e, por isso, acredita que está no direito de merecer tudo sem realizar esforços, isso se torna um problema. Nesse caso, aponte a ela atitudes reprováveis sob outro ponto de vista para incentivar o pensamento empático.

LEIA MAIS: Como viajar com crianças sem dor de cabeça? – Veja 9 dicas essenciais!

Dificuldade em ouvir “não”

A forma como uma criança reage diante de uma resposta negativa revela a sua capacidade de lidar com frustrações, e crianças mimadas não lidam muito bem isso. Negar algo não diminui a autoestima de uma criança, pelo contrário: crianças com pais menos permissivos costumam ter mais autoestima e empatia. No entanto, é importante sempre explicar o porquê do “não”.

Insatisfação constante

Crianças mimadas nunca estão satisfeitas com o que têm, mesmo que tenham tudo. É preciso ensinar a prática da gratidão, assim, a criança é capaz de lidar melhor com as adversidades e aumentar a sua satisfação de vida. Para ajudar, crianças pequenas podem se expressar por meio desenhos, enquanto crianças mais velhas podem escrever em seus diários.

Comportamento egoísta

A falta de apreciação do que se faz por ela é um dos sinais de uma criança mimada. Em vez de dizer “por favor” e “obrigado”, essas crianças costumam utilizar palavras de ordem, como “me dê”. Os pais devem ensinar a modéstia a seus filhos por meio de atividades como doações ou atos de serviços.

LEIA TAMBÉM: Não se esqueça disso antes de embarcar com crianças; confira!

Imediatismo

Quando a criança demanda que tudo seja feito imediatamente, ela não considera que está sendo inconveniente para outras pessoas, e apenas se preocupa com suas prioridades. Ser capaz de pausar, esperar ou adiar é uma característica comum em pessoas bem-sucedidas. Por isso, não há problema nenhum em dizer para o seu filho: “depois”, “agora não” e “espere”.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também