Como viajar com crianças sem dor de cabeça? – Veja 9 dicas essenciais!

Truques para uma viagem em família em estresse.

Quem disse que viajar com crianças precisa sempre ser um desafio tremendo? São tantos os alertas que os pequenos acabam se tornando sinônimos de problemas! O fato é que, com planejamento e algumas dicas simples de como viajar com crianças, tudo sai perfeitamente bem, sem o mínimo caos!

Férias é sinônimo de paz, descanso e tranquilidade. E, quando se trata de férias em família, incluindo crianças, também é muito amor! Porém, é preciso lembrar que nem tudo que o adulto gosta cabe nas preferências dos pequenos e vice-versa. São tempos e necessidades diferentes, por isso, tudo precisa naturalmente ser organizado com planejamento. 

É aqui que entram nossas dicas de como viajar com crianças. O intuito não é servir de guia, mas entender que, com organização e planejamento, todos saem ganhando. 

9 dicas de como viajar com crianças

Planeje o horário do voo

Quando escolher o horário do voo, considere a idade da criança. Se for bebê, opte por voos noturnos para ele poder dormir. Evite, também, conexões muito longas e, durante o voo, dê algo para mastigar a fim de minimizar os efeitos da pressão nos ouvidos. 

O mesmo vale para viagens de carro ou ônibus, especialmente para os momentos do dia em que sabe que as crianças ficam mais sonolentas. Isso evita que elas fiquem entediadas durante a viagem e, em vez disso, tiram um cochilo.

LEIA MAIS: Dicas rápidas e essenciais para quem vai viajar sozinho – Confira!

Escolha bem o assento

O ideal é reservar a fileira da frente para bebês, uma vez que o espaço é maior e comporta berços (que devem ser solicitados à companhia aérea com antecedência), além de ser mais próxima aos banheiros. Crianças um pouco maiores devem preferencialmente tomar o assento do corredor para facilitar o acesso ao banheiro.

Ah, e falando em assento, se viajar de carro, jamais se esqueça dos equipamentos de segurança! Crianças de até sete anos devem viajar em cadeirinhas, conforme a idade, independente de o carro ser alugado ou não. Já as mais velhas (e os adultos), sempre com o cinto de segurança. 

Mantenha a criança ocupada durante o trajeto

Viagens longas são naturalmente estressante e entediantes para adultos, imagine para crianças! Então, tente fazer disso o mais familiar possível para elas! Aeronaves têm serviços de entretenimento a bordo com filmes, desenhos, revistas e jogos. Basta levar ou pedir um fone de ouvido à tripulação.

Porém, se viajar de carro ou ônibus, leve livros, tabletes ou qualquer outro atrativo que a criança costume ter em casa para se distrair.

LEIA MAIS: Crianças em quartos de hotel: 5 perigos aos quais você deve se atentar!

Faça paradas planejadas

Se estiver de carro, faça paradas para descansar. As crianças precisam ir ao banheiro, comer e esticar um pouco as perninhas. Aliás, você pode inclusive fazer destas paradas uma parte criativa do roteiro. Além do mais, parar um pouco evita que fiquem irritadas no carro e façam, a todo o tempo, a famosa pergunta: falta muito para chegar?

Embale os lanches de forma segura

Chocolate derrete, queijo estraga e a laranja fica podre. Alimentação é coisa séria sendo parte importante de como viajar com crianças sem perrengues! Então, se for levar algo para comer no caminho, opte por alimentos secos e não perecíveis. Aliás, vamos dar uma reforçada no quesito alimentação? 

  1. mantenha a rotina de alimentação da criança, respeitando os horários que ela tem em casa 
  2. deixe lanches saudáveis na bolsa e evite que a criança fique muito tempo sem comer 
  3. se a criança tiver alguma dieta especial, solicite à companhia aérea e meio de hospedagem com antecedência e confirme antes do embarque
  4. informe-se, junto à companhia aérea e meio de hospedagem, sobre os procedimentos de preparo para comida de bebê e recém-nascido

Faça malas práticas

Para facilitar sua vida, pense em tudo o que a criança usará durante a viagem, calculando duas roupas por dia. Inclua as trocas de roupa, itens que precisam ficar à mão e pense que, durante a viagem, pode também adquirir alguma coisa então, não precisa levar tudo de casa. Se ajudar, coloque sobre a cama para ter uma visão mais ampla.

Programação que agrade a todos

O ideal é que a família fique em um local que tenha um espaço kids interessante, com piscina, parquinho, monitoria e tudo mais que atraia crianças de todas as idades. Mas, a gente sabe que o orçamento nem sempre dá, então, precisamos nos adequar. 

Quando planejar a viagem, pesquise entre hotéis, pousadas e aluguéis de temporada. Seja qual for sua escolha, monte uma programação que agrade a todos. Afinal, todos precisam ter seu tempo, tanto pais quanto crianças. 

Passeios lúdicos que permitam maior interação e menos filas, espaços para adultos, mas que também caibam crianças. Enfim, se organizar, todo mundo se diverte.

LEIA MAIS: 5 opções de carro para quem tem família grande – Veja a lista!

Saúde

Ainda que tenha plano de saúde e sua viagem seja nacional, não deixe de fazer um seguro viagem. Para viagens internacionais, então, ele é item obrigatório! Antes da viagem, vá ao pediatra e faça uma consulta, peça as receitas que se fizerem necessárias, leve a medicação que precise (se atente às restrições e como levar). 

Observe, também, os cartões de vacina da criança, uma vez que alguns destinos exigem vacina exigem imunizantes específicos, inclusive com datas mínimas de antecedência.

Documentação

Por último e, na verdade, mais importante, documentação. Organize tudo o que uma criança precisa para embarcar em uma viagem. Veja em detalhes: 

  1. viagens nacionais: certidão de nascimento ou RG
  2. viagens internacionais: passaporte (mais visto, a depender do país) 
  3. autorizações: para viagens nacionais, autorização reconhecida em cartório e assinada por um dos pais ou responsáveis com nome completo, RG e CPF do acompanhante. Em viagens internacionais, a criança com um dos pais ou responsáveis deve apresentar autorização judicial ou documento com autorização do outro pai, mãe ou responsável com firma reconhecida em cartório. Se acompanhada de terceiros, o procedimento é o mesmo, mas ambos os pais devem assinar a autorização.

Uma das principais dicas de como viajar com crianças é respeitar os limites – os seus e os dela. Mescle atividades que agradem a todos, respeite o tempo de cada um e saiba que, com planejamento e amor, uma viagem em família não precisa, em nada, ser estressante.

Você pode gostar também