Quanto ganha um enfermeiro no Canadá?

O país do Hemisfério Norte é um dos mais receptivos para trabalhadores estrangeiros, oferecendo boas condições salariais e funcionais

Quando falamos em Canadá, nos vem à mente baixas temperaturas, certo? Pois, a paisagem gélida do inverno nada tem a ver com seu povo caloroso e amistoso. O país é um dos mais receptivos a trabalhadores estrangeiros e oferece oportunidades profissionais tanto para graduados quanto serviço informal. A área da saúde é bastante procurada, inclusive a Enfermagem. Falando nisso, quanto ganha um enfermeiro no Canadá?

Antes de mais nada, é preciso saber que a profissão de enfermeiro está super em alta no país, graças à rápida expansão da saúde. A procura é alta tanto nas áreas urbanas quanto rurais, inclusive para profissionais especializados. Para brasileiros, o cenário é muito promissor, mas antes de embarcar, é necessário compreender as exigências e o mercado que os espera. 

Exigências para ser um enfermeiro no Canadá

A profissão de enfermeiro é regulamentada no Canadá, portanto, o candidato deve atender a determinadas demandas para aplicar em uma vaga. Se, no Brasil, o enfermeiro atua na área de radiologia, por exemplo, precisará de uma licença no país destino. Vale saber que cada província tem seus requisitos. Logo, o primeiro passo é acessar o site Canadian Nurses Association (CAN) para verificar os detalhes. 

Para validar as credenciais do enfermeiro brasileiro no Canadá, o processo leva, em média, de três a cinco meses. Depois disso, o candidato precisa fazer um exame chamado Canadian Practical Nurse Registration Exam (CPNRE), a fim de obter a credencial. Isso precisa ser feito já no Canadá. 

Em suma, dois aspectos compreendem as exigências para ser um enfermeiro no país: domínio de idioma, além da formação e treinamento. 

Mercado de trabalho para enfermeiro no Canadá

Até 2022, a projeção é de alta constante na área da Enfermagem e a ideia é de que, ao menos, 11% das vagas seja preenchida por imigrantes. A necessidade de profissionais vem tanto pelo crescimento do mercado, quanto pelo envelhecimento dos enfermeiros ativos. A saída deles para a aposentadoria demanda novos enfermeiros. A expectativa é tão boa que muita gente, inclusive, optou por fazer a própria faculdade de Enfermagem no país. 

As principais áreas que mais devem atrair enfermeiros são os profissionais especializados (diálises, nefrologia, cardiologia), enfermeiros psiquiátricos, instrutores e técnicos. 

As cidades que mais vêm contratando são Quebec, no lado francês, e Ottawa, capital canadense. A primeira é reconhecida pela rápida expansão dos serviços de saúde, algo que também é apresentado na próxima Montreal. 

Na província de Quebec, o programa QSW (Quebec Skilled Worker) é a principal fonte de imigração econômica e foi reformulado em 2013. Os profissionais de enfermagem podem conquistar 16 pontos no âmbito geral, pontuação enriquecida pelos conhecimentos em francês. Na capital, por sua vez, um crescimento assustador foi registrado desde 2013, ano em que 5,3 mil empregos na área foram ofertados. 

Quanto ganha um enfermeiro no Canadá

As remunerações para um enfermeiro no Canadá são tão promissoras quanto as oportunidades de trabalho. Em média, profissionais com bacharelado recebem cerca de C$ 57 mil por ano. Técnicos de enfermagem também são bem remunerados – C$ 32 mil anuais. No entanto, a Associação de Enfermeiros de Ontário dá conta de que, ao longo da carreira, o salário pode alcançar a média de 80 mil dólares anuais. 

Se a vaga for na gerência de enfermagem, as remunerações chegam a 105 mil dólares por ano. Se calcularmos o salário por hora, a remuneração varia de C$ 23,55 a C$ 27,29, considerando trabalho full time ou em meio período.

Você pode gostar também