4 mitos sobre caminhadas que frustram seus objetivos

A caminhada tem muitas vantagens. Conheça os mitos que podem estar te impedindo de praticá-la.

A caminhada é um dos exercícios mais populares entre as atividades físicas. Ela traz, comprovadamente, benefícios à saúde e condicionamento físico, e funciona como exercício cardiovascular de baixa intensidade.

Além disso, essa é uma atividade conveniente e acessível, já que não precisa de equipamentos ou de um espaço específico para ser realizada. Assim, leia essa matéria e conheça algumas informações sobre a caminhada, o bom exercício para qualquer faixa etária. 

4 mitos sobre fazer caminhada

É necessário caminhar 10 mil passos, no mínimo

Muitas pessoas acreditam que precisam bater a meta de 10 mil passos para que a caminhada seja proveitosa. Entretanto, esse é um mito dos marketings de aplicativos fitness. Não existe nenhuma comprovação científica que determine que esse número seja o ideal. O importante é se superar e dar mais passos a cada dia.

LEIA MAIS: 3 passos importantes para se recuperar de um trabalho tóxico

Andar pode curar depressão e ansiedade

Apesar dos evidentes efeitos positivos dos exercícios físicos na melhoria da saúde mental das pessoas, não se pode afirmar que a caminhada por si só pode curar essas condições clínicas.

Caminhar aumenta os níveis de endorfina, e nos ajuda a ficar mais relaxados, renovados e focados. Por esse motivo, é um elemento de suporte para o bem-estar, mas não apresenta cura quando realizado sem acompanhamento especializado e sem as outras terapias necessárias.

Correr é melhor que caminhar

A caminhada é um exercício de baixa intensidade, mas oferece benefícios claros, por exemplo: libera endorfina, aumenta o fluxo sanguíneo para corpo e cérebro e melhora a saúde dos ossos. A caminhada é mais fácil para o corpo do que a corrida, isso porque há menos chances de lesões, especialmente para idosos.

LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: 3 mitos em que você já acreditou!

Não se deve caminhar todos os dias

Não existe nenhum problema em realizar a atividade todos os dias. Se você não tem nenhuma predisposição, contraindicação, dor ou recomendação médica, a caminhada pode ser sua aliada contra o estresse e até prevenir alguma dor. Portanto, saiba entender as necessidades do seu corpo.

Se você se interessou pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também