3 passos importantes para se recuperar de um trabalho tóxico

Passar por trabalhos tóxicos é mais comum do que imaginamos. Veja como se curar dessas situações!

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho é caótico e competitivo. Com isso, muitas pessoas acabam passando pelo desprazer de ingressar em trabalhos tóxicos. Nesse sentido, trabalhos tóxicos podem levar a Síndrome de Burnout, crises de ansiedade, depressão, infelicidade extrema, etc. Dessa maneira, por mais que as pessoas deixem esses empregos, é improvável que as marcas deixadas eles se apaguem rapidamente.

Por isso, por vezes, um emprego tóxico acaba se tornando uma experiência bem traumática. Ao deixá-lo, portanto, é muito importante processar tudo que aconteceu com muito cuidado para melhorar com transcorrer do tempo e encontrar novas oportunidades.

Além disso, o processo de cura pode ser demorado, variando de acordo com cada pessoa. Então, com o intuito de te ajudar a passar por esse processo de cura, separamos algumas dicas para superar o trabalho tóxico que você deixou. Continue lendo!

3 dicas de cura após deixar um emprego tóxico

Tente tirar um tempo para você se recuperar

Ao falar de um tempo para se recuperar, isso quer dizer que você não deve sair de um trabalho tóxico e ingressar em outro logo em seguida. Isso porque, geralmente, deixar um trabalho, por mais tóxico que ele seja, requer grande força e coragem, ainda mais em um mundo que gira em torno do capital, do lucro e do dinheiro. Assim, passar por momentos traumáticos pode ser uma sensação horrível.

Em vista disso, é importante que você tire um tempo para fazer as coisas que gosta e se sentir valorizado. Procure atividades que te façam sentir o valor que você possui. Ou seja, na prática, para se curar de um trabalho emocional e mentalmente exaustivo, é importante passar tempo com pessoas, pets e coisas que te façam sentir a sensação oposta que sentia enquanto estava trabalhando. E esse é um passo muito importante no processo de cura.

LEIA MAIS: O fazer no final de semana? Confira 5 dicas para recarregar sua energia mental!

Decida quem manter na sua vida

Ao passar por um ambiente de trabalho, é comum criar laços com outros funcionários na empresa. Nesse sentido, ao deixar um ambiente tóxico, a primeira coisa que as pessoas fazem é se desligar completamente de todos que atuavam ali. Porém, é preciso saber diferenciar que, embora o local de trabalho possa ter sido cruel em vários momentos, existem pessoas que queriam seu bem ali.

Nesse sentido, manter essas pessoas por perto pode ajudar nesse processo de cura, pois se trata de um momento de entender quem fez mal e quem fez bem. Além disso, esse trabalho, por mais tóxico que possa ter sido, ainda pode conceder a você uma carta de recomendação para outra empresa. Por isso, manter os contatos “saudáveis” é importante.

Porém, no caso das pessoas que trouxeram negatividade para sua vida, essas valem ser “deixadas” no seu antigo local de trabalho e efetivamente esquecidas.

LEIA MAIS: 5 hábitos que você deve abandonar para ter uma vida mais feliz

Use toda a sua experiência para orientar os outros

Na vida, geralmente, as pessoas costumam aprender mais sobre a existência a partir de entraves e embates que encontram pelo caminho. Nesse sentido, ao se relacionar com outros profissionais em diferentes ambientes de trabalho, será muito mais fácil perceber essa movimentação tóxica, visto que você já experienciou isso.

Então, use seus conhecimentos para ajudar os outros que estão passando por problemas iguais ou semelhantes aos que você já passou um dia. Ofereça seu conhecimento e sua experiência acerca dessa situação como um meio de ajudar o outro a se desprender dessa mesma problemática desagradável.

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de navegar pelo Rotas de Viagem para conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar!

Você pode gostar também