5 benefícios da melancia para você conhecer – e aproveitar!
Essa fruta pode ser um excelente aliado para a sua saúde
Quem não gosta de melancia em um dia quente, não é mesmo? Amada pela Magali, essa fruta é excelente para ser consumida in natura ou até mesmo em um suco mega refrescante. Além disso, mais do que deliciosa, pode oferecer diversos benefícios para nossa saúde, o que a torna um alimento perfeito para praticamente todos os momentos. Pensando nisso, preparamos uma lista com os maiores benefícios da melancia.
Proteger a pele do sol
Por conter uma grande variedade de nutrientes, a melancia é excelente para proteger a nossa pele contra os danos dos raios de sol. Além desses carotenoides e licopeno, seus antioxidantes ajudam a prevenir a ação de radicais livres sobre a pele, o que acaba evitando o envelhecimento precoce.
LEIA MAIS: 6 benefícios da graviola que você deveria aproveitar – Confira
Favorece a perda de peso
A melancia pode ser um grande aliado para aqueles que estão lutando contra a balança, pois seu teor calórico é muito baixo. Por conta disso, pode ser inserida em qualquer dieta equilibrada.
Ajuda a controlar a pressão arterial
Como conta com citrulina, consumir melancia pode aumentar de forma considerável os níveis de óxido nítrico no organismo. Assim, ajuda a dilatar nossos vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão arterial. Inclusive, por esse motivo a melancia faz parte da dieta de muitos nutricionistas, visto que ajuda no fluxo sanguíneo, proporcionando o famoso “pump”.
Um dos benefícios da melancia é de prevenção do câncer
Seus carotenoides, especialmente o licopeno, são considerados anticancerígenos. Dessa forma, são grandes aliados na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ademais, segundo especialistas, a cucurbitacina E, também presente em sua composição, pode impedir até mesmo outras células tumorais.
LEIA MAIS: Os benefícios da água de coco que você precisa conhecer já
Benefícios da melancia: hidrata o organismo
A melancia ajuda bastante a nos manter hidratados, visto que mais de 90% da sua composição é água. Assim, pode prevenir até mesmo doenças renais e manter nossa urina em dia. Inclusive, o potássio em sua composição também ajuda a equilibrar os ácidos que podem ser produzidos pelo corpo, o que aumenta o pH e diminui o excesso de cálcio na urina.
Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem.