Que cor você vê nesses morangos? Saiba que eles não são vermelhos!

Entenda como funciona essa ilusão de óptica!

Não se engane! A cor dos morangos dessa imagem não é vermelha. Essa ilusão de óptica foi criada, em 2018, por um psicólogo japonês, que decidiu pegar a foto de alguns morangos e trocar os pixels vermelhos por cinzas para demonstrar que os nossos cérebros têm a palavra final em relação às cores.

O seu nome é Akiyoshi Kitaoka e ele gerou um grande debate no Twitter depois de ter publicado essa imagem em sua conta na plataforma. Com isso, depois de várias pessoas comentarem que viam morangos vermelhos, ele revelou que todos os pixels da imagem são, na verdade, cinzas.

“Os morangos parecem avermelhados, embora os pixels não sejam”, disse Kitaoka em sua conta do Twitter.

E você? Qual cor está vendo nos morangos?

E se ainda assim, você continua vendo morangos vermelhos, existe uma explicação bem simples para isso.

De acordo com um estudo divulgado em 2013, na Current Biology, os nossos cérebros capturam imagens comuns e mantêm armazenadas em forma de visualizações em nossas memórias.

Por conta disso, conseguimos igualar determinadas cores como exclusivas de objetos específicos, o que também é capaz de enganar as nossas mentes. A isso se dá o nome de “cor da memória”.

Além disso, vários comprimentos de onda fazem com que três tipos distintos de fotorreceptores – presentes dentro dos olhos – mandem sinais ao córtex visual do cérebro, o que faz com que a gente enxergue as cores. Mas o processo não é tão simples assim.

Nosso cérebro entende que um objeto de determinada cor deve ter determinada cor independentemente da característica da luz que incide sobre ele. Com isso, ele tenta compensar o efeito da luz sobre o objeto para que o percebamos na sua cor real.

Portanto, a resposta para essa ilusão de óptica é que grande parte das pessoas já estão acostumadas a verem que os morangos são vermelhos. Assim, elas conseguem visualizar essa cor, mesmo que, nesta imagem, eles estejam com pixels cinzas.

Ilusão da cor do morango

Popularidade das ilusões de óptica – Confira mais!

Diante disso, as ilusões de óptica estão se tornando bastante virais em diversos lugares do mundo através da internet. Isso porque, além de serem muito divertidas, também demonstram como é o funcionamento interno das mentes humanas.

Você pode conferir algumas que já apresentamos por aqui:

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também