Deficiência de cálcio? Confira 5 sinais de alerta que o seu corpo dá!

A deficiência de cálcio pode causar osteoporose, raquitismo, osteomalácia ou hipocalemia.

Certamente, você já deve ter ouvido que o cálcio é importante à saúde dos nossos ossos, especialmente para aquelas pessoas que têm mais de 60 anos. Mas, como saber quando o nosso corpo está com deficiência de cálcio? Quais são os sintomas apresentados?

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Desse modo, se você notar que está com alguns dos seguintes sinais, significa que chegou a hora de procurar o seu médico e nutricionista para iniciar uma alimentação rica em cálcio.

Portanto, continue lendo esse artigo até o final para conhecer os sintomas que o nosso corpo emite quando está com deficiência de cálcio.

Confira a seguir, os 5 principais sintomas de deficiência de cálcio:

Seus dentes estão fracos

Assim como nos ossos, o cálcio e o fósforo também estão presentes na estrutura dos dentes. Diante disso, quando existe deficiência de cálcio no organismo, os dentes tendem a ficar mais fracos, além de se tornarem mais propícios para o aparecimento de cáries.

LEIA MAIS:

Isso acontece porque, quando não estamos ingerindo quantidades necessárias de cálcio, o nosso corpo começa a extraí-lo dos ossos e dentes para ele ser utilizado em situações mais emergenciais.

Você está sentindo muitas cãibras musculares

As cãibras musculares são caracterizadas por dores latejantes na panturrilha ou no tendão, que podem te fazer parar tudo que estiver fazendo até elas passarem. Contudo, diferente do que muitas pessoas acreditam, elas aparecem mais por conta da deficiência de cálcio do que de potássio.

Por isso, se elas estiverem aparecendo com frequência em seu corpo, é melhor beber um copo de leite do que comer uma banana.

Você está com baixa vitamina D

Se você fez exame de sangue recentemente e percebeu que os seus níveis de vitamina D estão baixos, saiba que isso pode ser um sinal de deficiência de cálcio! Isso porque, o cálcio é responsável pela absorção da vitamina D para a corrente sanguínea. Logo, se ele estiver deficiente, pode levar a hipovitaminose D.

Tristeza profunda pode ser sinal de deficiência de cálcio

A deficiência de cálcio também está ligada à depressão. Sendo assim, se você nota que está sentindo uma tristeza excessiva, considere uma possível carência desse mineral. Diante disso, o melhor a se fazer é buscar ajuda com um médico especializado para identificar o problema e realizar o tratamento adequado.

Fratura dos ossos com pequenos impactos

A falta de cálcio no organismo pode levar à perda progressiva de massa óssea, deixando os ossos enfraquecidos e propensos a fraturas. Portanto, se isso está acontecendo com você, procure um médico imediatamente.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também