4 truques para superar o perfeccionismo – quando ele te faz mal
Em excesso, o perfeccionismo pode ser muito prejudicial à sua saúde mental
Tentar acertar nos mínimos detalhes pode ser um grande diferencial em diversas áreas de nossas vidas, especialmente no trabalho. No entanto, quando isso é feito excessivamente, pode acabar se tornando algo danoso. Afinal, isso pode resultar em ansiedade e medo do fracasso, obrigando muitas pessoas a lidarem com o estresse constante. Quer saber como evitar que isso aconteça? Confira agora os melhores truques para superar o perfeccionismo.
O problema com o perfeccionismo exagerado
Quem lida com pessoas muito perfeccionistas sabe o quanto elas podem ser cansativas. Para começar, são estabelecidas expectativas irreais na maioria das vezes, o que pode tornar as relações sociais muito superficiais. Além disso, o medo do fracasso pode levar a um estado constante de procrastinação, diminuição da autoestima e muito medo do julgamento alheio.
Como superar o perfeccionismo
Estabeleça metas realistas
Pessoas perfeccionistas tendem a estabelecer metas muito irreais, geralmente acompanhadas de padrões impossíveis. Pensando nisso, especialistas recomendam planejar tarefas mais simples, alcançáveis e inteligentes. Dessa forma, a sensação de cumpri-las será igualmente recompensadora, mas sem exigir grandes esforços da sua saúde mental e da sua saúde física.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você é uma pessoa perfeccionista – e isso não é bom!
Foque nos pontos positivos
Independentemente do que se esteja vivendo ou almejando, foque nos pontos positivos do processo. Apesar de muitas vezes não conseguirmos tudo o que queremos, é sempre possível tirar algum conhecimento de toda situação. Qualquer sinal de evolução, por exemplo, já é um ponto muito positivo, e que não deve ser subestimado. Portanto, mesmo que não esteja satisfeito, procure identificar alguns aspectos que aprecia.
Não tenha medo de errar
Na maioria das vezes, o medo de errar é o que nos segura, resultando em muita procrastinação. Nesses casos, aprender a desapegar desses pensamentos é um processo lento, mas que vale muito a pena. Uma boa dica é começar novos hobbies, já que é bem provável que haverão erros nas primeiras tentativas, mas que, com certeza, você conseguirá aperfeiçoá-los com o passar do tempo.
LEIA TAMBÉM: 4 dicas para você sair da zona de conforto e ter mais sucesso!
Diminua a pressão que você exerce sobre si
Em geral, a pessoa que mais te pressiona é você mesmo. É preciso ser mais tolerante consigo mesmo, diminuindo os padrões exagerados que você estabeleceu para si. Procurar estar motivado sempre e fazer o seu melhor já é motivo de muito orgulho. Lembre-se de que ninguém é perfeito.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!