5 sinais de que você é uma pessoa perfeccionista – e isso não é bom!

Fique atento aos sinais sutis de um perfeccionista

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O perfeccionismo vem sendo cultivado na sociedade como uma bela característica. De fato, para o meio profissional, principalmente para as empresas, obter profissionais cada vez mais perfeccionistas é incrível. No entanto, esquecemos que essa característica, ao ser aliada com outros fatores de personalidade, como a insegurança, por exemplo, pode fazer muito mal.

Para ficar atento(a) a sinais de uma pessoa perfeccionista, confira o artigo na íntegra!

Sinais de uma pessoa perfeccionista

Consequência direta de uma sociedade competitiva, o perfeccionismo vem fazendo cada vez mais vítimas. Iniciado no ambiente de trabalho, esse transborda facilmente para a vida pessoal de muitos.

Nos fizeram acreditar que o perfeccionismo oferece uma vantagem sobre a concorrência, entretanto isso não passa de uma grande falácia. Esse é frequentemente associado a problemas como depressão e ansiedade, devido a sua característica desgastante e sufocante para com o crescimento pessoal.

LEIA MAIS: 6 sinais de que você não está cuidando bem do seu corpo

Você é muito crítico consigo mesmo

Uma grande tendência de pessoas perfeccionistas é não se permitir falhar. Por conta disso, tende a ser muito crítico consigo mesmo, em tudo que faz. Ao invés de apreciar tarefas ao serem concluídas, seu primeiro pensamento é avaliar a perfeição na mesma, sempre procurando os pontos negativos do trabalho.

Você procrastina com frequência

Por não se achar capaz de realizar aquelas tarefas, o perfeccionista tende a procrastiná-las o máximo possível. Isso decorre da grande pressão que coloca em si mesmo para ser perfeito.

Essa ansiedade sufocante faz com que tarefas simples pareçam muito difíceis e problemáticas, o que atrapalha até mesmo a criatividade durante o processo.

Uma pessoa perfeccionista se sente muito deprimida por metas não cumpridas

Ao contrário do que o mito do perfeccionismo conta, pessoas com essa característica tendem a ser muito menos felizes do que grandes realizadores. Os perfeccionistas tendem a se punir muito por suas tarefas não realizadas, sentindo um grande luto frequente sem razão necessária.

LEIA MAIS: O que fazer para aliviar o estresse? 5 atitudes que vão te ajudar!

Você possui padrões e objetivos irreais

Os objetivos de um perfeccionista dificilmente são reais e alcançáveis. Parte disso vem pelo desejo, subconsciente, de comprovarem o que eles já acreditam: que não são capazes, que não irão conseguir realizar tal tarefa. Por isso, tem a tendência de traçar padrões irreais para, de fato, não alcançá-los.

Sua auto-estima tende a ser muito baixa

Um perfeccionista tende a avaliar e relembrar muito mais seus erros do que os seus sucessos. Por isso, estão sempre se nivelando por baixo, sendo muito autocríticos, e, por isso, infelizes.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->