Você sabe quais são os meios de transporte mais seguros do mundo? – Confira agora!

Uma lista para tirar de vez suas dúvidas sobre como viajar com segurança.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Você sabe qual é o meio de transporte mais seguro do mundo? Não… não é o avião!

As respostas a essa pergunta podem até te surpreender, além de variar conforme o objetivo do transporte. Mesmo porque ele não se restringe apenas a viagens. 

O fato é que acidentes acontecem, independente do meio de transporte. Porém, a tendência é que, graças à tecnologia, as viagens e locomoções sejam cada vez mais seguras. Isso porque houve melhorias consideráveis em conforto, mecânica e eficiência. 

A seguir, trouxemos uma lista que inclui os meios de transporte mais seguros do mundo. E prepare-se, pois o primeiro lugar pode te surpreender. 

Quais são os meios de transporte mais seguros do mundo?

Elevador

Elevadores são o meio de transporte mais seguro do mundo
Elevadores são o meio de transporte mais seguro do mundo

Sim, o elevador é considerado, atualmente, o meio de transporte mais seguro do mundo. Ainda bem né, afinal, ele faz parte de nossa rotina! A segurança está nas normas e medidas de adequação, além do prazo para troca de cabos e manutenção constante. 

Outros fatores que influenciam na segurança do elevador é a existência dos limitadores de velocidade e limite de passageiros no equipamento. Sendo assim, fique mais tranquilo(a) ao se locomover de um andar a outro.  

Avião

O avião é o segundo transporte mais seguro da lista

De acordo com a revista especializada Condé Nast Traveler, o avião é o próximo meio de transporte mais seguro do mundo. A posição vem das leis e regulamentações pertinentes ao setor, pois o histórico da aviação tem ocorrências consideráveis de acidentes.

Basta ver a exigência relacionada à carreira de piloto, as normas relativas ao limite de horas voadas, padronizações, sistemas de comunicação, controle do tráfego aéreo, tecnologias de geoposicionamento e rigidez na manutenção de aeronaves.

O que acontece é que, infelizmente, as tragédias envolvendo acidentes aéreos contam com altos números de mortos. Consequentemente, existe uma divulgação maciça destas ocorrências, dando a impressão de que o avião não é um meio de transporte seguro. 

Ainda que os acidentes, obviamente, assustem, as estatísticas mostram que o número alto de pessoas que, de uma vez só, falecem em um acidente aéreo, não supera as vítimas decorrentes dos acidentes de carro.

LEIA TAMBÉM: Os aviões mais seguros para voar, de acordo com as estatísticas – Confira!

Trem

Trem: o terceiro meio de transporte mais seguro, alternando Às vezes com os aviões
Trem: o terceiro meio de transporte mais seguro, alternando Às vezes com os aviões

Ainda conforme a Condé Nast Traveler, o trem também está entre os meios de transporte mais seguros do mundo. Na verdade, sua colocação em uma lista alterna com os aviões, dependendo da quantidade de linhas e voos. 

O transporte ferroviário também é regulamentado de forma rígida, envolvendo diversos processos de segurança. Entre eles, estão velocidade controlada de acordo com a temperatura, evitando a dilatação do ferro nos trilhos, e teste na pressão dos freios.

Ademais, há interação via satélite que complementa o motivo pelo qual são raramente noticiados acidentes de trem.

Navio

Os navios são o quarto meio de transporte mais seguro da lista
Os navios são o quarto meio de transporte mais seguro da lista

Sim, além de uma experiência marcante, o navio é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. As normas vêm sendo aprimoradas ano após ano, garantindo a segurança geral dos passageiros. 

Quando se fala em aprimoramento, isto inclui normas de higiene a bordo, com protocolos de limpeza mais rígidos. Soma-se a isso a estabilidade das grandes embarcações, como os navios de cruzeiro, além da tecnologia, a exemplo dos radares e sistemas de comunicação. 

Lá do outro lado da ponta, estão veículos como carro, moto e ônibus, responsáveis pelas tristes e alarmantes estatísticas de mortes no trânsito. O problema, em si, não é o meio de transporte, mas a imprudência e irresponsabilidade dos condutores

Logo, quando consideramos uma lista de meios de transporte mais seguros do mundo, é justo também mencionar a responsabilidade de quem os conduz. Afinal, de nada adianta a melhor tecnologia sem a consciência de que, naquele veículo, estão sendo levadas vidas.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->