Vício em estresse: parece estranho, mas ele existe e você pode ter – Veja os sinais!
Se preocupação constante, dificuldade de relaxar, problemas de sono e alimentação estão presentes, você pode estar lidando com o vício do estresse.
Você já ouviu falar em vício em estresse? Por mais estranho que seja, apesar do estresse ser negativo, ficar viciado nele é mais fácil e comum do que você imagina. O nosso cérebro, inteligentemente, aproveita-se dos processos químicos que o estresse nos causa e nos torna viciados nessa sensação.
Para entender isso com mais detalhes, continue a leitura desta matéria.
Vício em estresse: como isso acontece?
Um dia no trabalho, na escola, com os filhos ou no trânsito. Essas são algumas das infinitas fontes de onde o estresse começa e inunda nossos dias sorrateiramente.
O estresse faz com que muitas reações químicas aconteçam em nosso organismo. Quando nos estressamos, o cortisol — hormônio liberado quando nos sentimos em perigo e que ajuda nosso corpo a poupar energia — e a dopamina — hormônio da felicidade — são liberados, fazendo com que fiquemos encorajados a repetir atos com a ideia de sermos recompensados.
Naturalmente, o estresse pode gerar euforia, excitação e ânimo de maneira prolongada, e isso faz com que, silenciosamente, nos viciemos nessa sensação.
LEIA MAIS: 4 hábitos prejudiciais ao cérebro e que destroem sua mente
Sinais de que você está viciado em estresse
Atualmente, as rotinas superlotadas e a necessidade de superprodução diária e em todos os momentos têm gerado pessoas cada vez mais viciadas em estresse e, consequentemente, cada vez mais estressadas.
Sintomas mentais:
- Você está sempre em movimento.
- Rejeita a possibilidade de descansar.
- Não consegue dizer “não”.
- Checa o celular o tempo todo.
- Sente-se cansado constantemente.
- Você está ficando doente com mais frequência.
LEIA MAIS: 5 características essenciais que famílias saudáveis possuem
Sintomas físicos:
- Fadiga.
- Musculatura tensa.
- Insônia frequente.
- Dores de cabeça.
- Dores no corpo.
Como resolver isso?
É claro que não existe uma receita pronta de como se livrar do estresse, mas a meditação e os exercícios podem ajudar bastante. Além disso, é de extrema importância buscar um profissional capacitado para o tratamento.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!