Turismo no Suriname: 10 pontos de interesse para você conhecer
O pequeno país da América do Sul combina a beleza de suas florestas tropicais com história.
Você já pensou em conhecer o Suriname? Não? Pois, deveria! O menor país da América do Sul mostra que, definitivamente, tamanho não é documento! Localizado a nordeste do continente, combina perfeitamente a beleza das florestas tropicais, história colonial, gastronomia e grande diversidade étnica. Para conhecer mais sobre o turismo no Suriname, começamos por 10 pontos de interesse só para aguçar sua curiosidade!
Injustamente ainda desconhecido, o Suriname tem atrações que o permitem competir de igual para igual com os principais pontos turísticos da América. Cidades modernas, com casas noturnas, lojas e restaurantes incríveis convivem harmoniosamente com rios caudalosos e densas selvas.
O país ainda conserva traços do colonialismo britânico e holandeses sem, no entanto, deixar de lado as heranças africanas, indígenas e asiáticas.
Como se vê, o Suriname é um verdadeiro caldeirão cultural e histórico, sem falar na profusão de idiomas que ouvimos nas ruas. Afinal, são várias etnias, como indianos, indonésios, holandeses, britânicos, chineses, além das línguas africanas e indígenas responsáveis por compor a população heterogênea do país.
Confira, então, onde encontrar tanta diversidade nos 10 pontos de interesse no Suriname.
Entendendo o turismo no Suriname
O Suriname é um destino de férias que se encaixa em qualquer época do ano, graças ao clima tropical quente e úmido, além das temperaturas médias entre 29-34ºC predominantes.
Suas principais atrações turísticas podem ser divididas em duas regiões geográficas, sendo elas a área costeira no sul do Suriname e a parte norte, com florestas tropicais, savanas e cadeias de montanhas.
A língua oficial do país é o holandês e sua capital, Paramaribo. A cidade simboliza a mistura entre América do Sul e Europa, especialmente no seu centro histórico reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
As duas estações chuvosas acontecem de abril a agosto e de novembro a fevereiro, intercaladas por estações secas.
O Suriname faz fronteira com os estados brasileiros do Pará e Amapá, integrando a Amazônia Internacional.
10 Pontos de Interesse no Suriname – Principais Atrações Turísticas
Paramaribo
Paramaribo é uma cidade cheia de energia e atrações turísticas. As casinhas brancas, edifícios coloniais, ruas estreitas, praças verdes e palmeiras à beira do rio a tornam agradável de visitar.
O centro da cidade foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO e, nele, dá para almoçar em um restaurante indiano, comprar artesanato, conhecer sinagogas e mesquitas, reforçando seu status de capital multiétnica.
O que conhecer em Paramaribo
➤ Jodensavanne: antiga comunidade agrícola de judeus espanhóis do século XVII, tinha como principal meio de subsistência a cana de açúcar. Porém, os moradores foram realocados no Pará devido às várias dificuldades que enfrentaram, como doenças, revoltas e impostos. Ainda é possível ver as ruínas da primeira sinagoga do país e 216 lápides feitas com pedras importadas.
➤ Arya Dewaker: o maior templo hindu do Suriname foi projetado por um arquiteto holandês e consiste em um edifício octogonal de dois andares com salas de reuniões, biblioteca e sala de cerimônias. Tudo foi projetado para refletir a luz do sol, combinando os estilos holandês e estilo mongol da Índia.
➤ Palácio Presidencial: em frente à Praça da Independência, o Palácio Presidencial foi construído no século XVIII. No Jardim das Palmeiras, anexado à propriedade, vive grande variedade de árvores, macacos-prego e pássaros tropicais. Integra o complexo listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
➤ Catedral de São Pedro e São Paulo: também patrimoniada, a Catedral de São Pedro e São Paulo é o maior edifício de madeira do Ocidente, construído no século XIX.
A construção começou em 1882, resultando na mais alta catedral do Caribe, em estilo gótico-romano, com torres neo-góticas, uma rosácea e enormes janelas laterais.
➤ Praça da Independência: a Onafhankelijkheidsplein, abriga alguns dos edifícios mais importantes do Suriname. Mas, quem não é governante pode fazer um piquenique ou observar os twatwa, pássaros típicos do Suriname.
➤ Mercado Central: o frenético mercado no centro da cidade vende peixes, carnes, vegetais e frutas, além de abrigar um bazar de roupas no andar superior. Só que aqui tem um “Mercado das Bruxas”, ou Mercado Maroon, onde se encontram conchas, ossos, ervas e muito mistério.
Reserva Natural Central do Suriname
A Reserva Natural Central do Suriname é a maior das reservas naturais do país, cobrindo cerca de 12% do território. A reserva também abriga 40% das plantas e animais endêmicos das Guianas, junto a macacos-aranha, galo-da-rocha da Guiana, enguias e pássaros exóticos espetaculares.
Uma das mais belas atrações é Raleighvallen, queda d’água que desce a partir do rio Coppename.
A Fundação para a Conservação da Natureza no Suriname (STINASU) também oferece passeios pela reserva e, dentro do parque, há opção de hospedagem.
Estando lá, não deixe de visitar Voltzberg, uma cúpula de granito de 240 m. A subida íngreme de duas horas e meia é recompensada por uma vista de 360 graus de toda a selva.
Reserva Natural Galibi Coppename
A Reserva Natural Galibi Coppename foi fundada em 1969 e está situada na foz do rio Coppename.
Além de paraíso para observadores de pássaros, é também lar do peixe-boi e atrai centenas de tartarugas durante a temporada de postura (abril a agosto).
A Fundação para a Conservação da Natureza no Suriname (STINASU) organiza passeios pela reserva com o objetivo de promover a conservação, pesquisa e turismo responsável.
Parque Natural Brownsberg
A cerca de 128 quilômetros de Paramaribo, está o Parque Natural Brownsberg. A 500 metros acima do nível do mar, foi fundado em 1969 e é formado por uma floresta tropical neotropical que abriga centenas de espécies raras de plantas e animais. Sem falar na vista para o lago Brokopondo, vários riachos e duas cachoeiras.
Rio Commewijne
Um passeio ao longo do rio Commewijne, que nasce no norte do país, é perfeito para vislumbrar antigas plantações de cacau, café e cana-de-açúcar.
Uma das formas de passeio é alugar uma bicicleta e percorrer as rotas bem conservadas ao redor delas. Porém, a opção mais popular é cruzar o rio de Paramaribo de táxi aquático.
A maioria dos roteiros leva o turista a Frederiksdorp, antiga plantação que, após ser reformada, hoje abriga um hotel e restaurante.
Ainda na rota, está o Fort Nieuw Amsterdam, museu ao ar livre que ainda conserva artefatos deixados pelo comércio de escravos, além de eclusas de engenharia holandesa.
Outros local que vale a pena visitar éo Parque Natural Pepperpot, habitat de pássaros, lagartos, macacos e borboletas.
Bakkie
Bakkie, ou Warappa Kreek, fica no distrito de Commewijne, com vista para o mar. O visitante vai conhecer uma fábrica de açúcar com motores, um carro a vapor e túmulos.
Na propriedade, há um pequeno riacho que fica no meio do manguezal, cercado por túneis, árvores e vegetação exuberante. O local também possibilita avistar espécies de pássaros da América do Norte, como o íbis vermelho.
O museu particular exibe uma coleção de itens antigos.
Wanica
Borboletas e pássaros são abundantes no Suriname, graças à oferta de água e à quantidade de florestas.
O Neotropical Butterfly Park, ou Wanica, fica a poucos minutos de Paramaribo e concentra dezenas de espécies de borboletas do Suriname.
Lá, também tem um museu de insetos que abriga exemplares retirados das florestas tropicais do país. Ao lado, há uma sala de exposições com uma coleção de pinturas impressionantes.
Nieuw Nickerie
Nieuw Nickerie é uma movimentada cidade na fronteira com a Guiana que já esteve entre os principais centros de coleta de balata, um tipo de látex, do país.
O porto continua ativo, mas a economia hoje é movimentada pelas plantações de banana e arroz. Uma das principais atrações da cidade é o Bigi Pan, pântano e reservatório com mais de 100 variedades de pássaros.
Marienburg
Fundada no século XVIII como uma plantação de cana-de-açúcar, Mariënburg é uma antiga vila e possui uma fábrica abandonada que é sua principal atração turística. A primeira ferrovia no Suriname foi construída para levar a cana-de-açúcar da vila para a cidade e ainda é possível viajar de trem para chegar lá.
Braamspunt
Braamspunt é uma reserva natural e vila de pescadores no distrito de Commewijne que fica na foz dos rios Suriname e Commewijne . A área é conhecida por ser o berço de tartarugas de couro e tartarugas verdes, além da diversidade de pássaros e avistamento de golfinhos.
Os 10 pontos de interesse do Suriname que listamos aqui estão muito aquém de tudo o que você pode conhecer no país! Para conhecer maravilhas do continente sul-americano, como o Parque Natural Tayrona, continue navegando por nosso site!