Tomadas, Voltagens e Frequências ao Redor do Mundo

Conhecer os padrões de tomadas, as voltagens e frequências da rede do país para onde você vai é fundamental, e pode evitar prejuízos indesejados.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Imagina planejar sua viagem internacional ao longo de meses, fazer as malas, passar longas horas em um avião, chegar ao seu destino, e no momento de carregar seu celular para te acompanhar nos passeios tirando suas tão sonhadas fotos você percebe que o plugue de seu carregador não entra na tomada do seu quarto de hotel. O que fazer?

Imagine agora que você tenha um plugue de carregador compatível com essas tomadas, mas na hora de ligar um aparelho que você tanto gosta, ouve um estouro: seu aparelho queimou.

Isso acontece com certa frequência, principalmente com aqueles que se aventuram em terras estrangeiras pela primeira vez. Para evitar os inconvenientes e prejuízos de situações como essas é importante que, antes de viajar, você procure saber qual o padrão de tomada, voltagem e até mesmo a frequência da rede em que você vai ligar seus equipamentos.

Padrões de voltagem

A faixa de valores de voltagem que você vai encontrar ao redor do mundo é bem ampla, indo desde de 100V até 240V, e não saber qual o valor da voltagem na tomada em que você irá ligar seu aparelho pode causar prejuízos.

Hoje em dia há uma grande quantidade de aparelhos que facilitam a vida do viajante. O primeiro deles são os chamados autovolt (também chamados de bivolt automático), os quais funcionam em quaisquer níveis de tensão, bastando você ligá-los na rede para eles funcionem corretamente. Para saber se seu aparelho tem essa regulagem automática de tensão, basta procurar pela especificação em destaque abaixo:

Aparelho Bivolt Automático

Há também os aparelhos bivolt, que funcionam em dois níveis de tensão diferentes, porém o usuário deve alterar a chave seletora de tensão para a voltagem da rede:

 

Mas, claro, ainda existem muitos aparelhos que funcionam em apenas um nível de tensão. Portanto, se você quiser ligar algo na tomada, procure se informar se a voltagem do seu aparelho é compatível com a da rede, pois, caso não seja, pode haver queima do equipamento!

Frequências diferentes

Apesar de não ser um informação tão conhecida entre aqueles que não são da área de eletricidade, a energia que chega na tomada possui uma frequência. Pelo mundo há apenas dois padrões principais de frequência: 50 e 60Hz.

Porém, quanto às frequências diferentes nas redes dos países, isso não deve ser um problema se você deseja utilizar aparelhos de uso cotidiano, uma vez que eles funcionam bem em ambas as frequências.

Padrões de tomadas e plugues no Mundo

A eletricidade tornou-se uma ferramenta essencial para a vida moderna a partir do século XIX, principalmente durante e após a Segunda Revolução Industrial.

No início do século XX, com o surgimento e popularização dos equipamentos eletrodomésticos, os fabricantes passaram a se preocupar em criar maneiras de ligar esses equipamentos na rede de maneira mais rápida, simples e segura, pois até aquele momento as ligações de equipamentos costumavam ser feitas diretamente nos cabos da rede de energia.

Não havia então preocupação com padronização alguma quanto aos tipos de tomadas e plugues utilizados ao redor do mundo, até mesmo porque as viagens internacionais era bem menos frequentes que hoje e os aparelhos elétricos não eram portáteis para se levar de um país para o outro. 

Como resultado desse processo, atualmente existem nada menos que 15 tipos de tomadas elétricas em uso pelo mundo. O IEC (International Electrotechnical Commission – Comissão Eletrotécnica Internacional), organização internacional de padronizações da área elétrica e eletrônica, criou um padrão internacional na década de 1970, porém até o momento apenas o Brasil e a África do Sul o adotaram:

É de se destacar que milhões e milhões de tomadas e plugues encontram-se instalados ao redor do mundo, e a mudança de toda a infraestrutura de um país para atender a um padrão internacional necessitaria de um alto investimento.

Portanto, já que o processo de efetivamente implementar um padrão único ainda está distante de se concretizar, é importante que o viajante conheça os padrões de tomada do local para onde vai viajar.

O GUIA DE PADRÕES DE TOMADAS INTERNACIONAIS mostra os diferentes tipos de tomadas existentes e em que países eles são utilizados. É um guia fundamental para quem gosta de se planejar, para saber qual adaptador comprar para não passar apuros com seus equipamentos eletrônicos fora do Brasil.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->