Saiba como tirar o mau cheiro do ar-condicionado do carro – e como evitar que ele retorne!

Um truque simples pode te ajudar a deixar o odor do veículo mais agradável

O inverno está acabando, o que significa que os dias de calor estão voltando aqui no Brasil, especialmente nas regiões mais ao sul. Com isso, motoristas de todo o país já voltam a ligar seu ar-condicionado, mas acabam se surpreendendo com alguns problemas.

Além de muitas vezes o equipamento não funcionar como deveria, ele ainda pode apresentar um odor desagradável para os passageiros. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você aprender a tirar o cheiro de mofo do ar-condicionado do carro.

Por que ele pode cheirar a mofo?

O ar-condicionado no máximo pode ser um verdadeiro salva-vidas nos dias mais quentes e úmidos. Porém, quando seu odor começa a parecer com o de um boné usado ou meia velha, é melhor enfrentar a quentura. Segundo especialistas, isso pode acontecer por um problema do evaporador, que fica dentro do sistema de aquecimento e resfriamento do veículo. Nesse caso, na maioria dos casos é resultado do acúmulo de água nesta região.

LEIA MAIS: Mau cheiro no ar-condicionado automotivo? Veja o que pode ser!

Esse líquido deveria sair através do dreno do evaporador, mas acaba se acumulando no equipamento. Assim bactérias e mofo acabam se formando, o que gera o cheiro desagradável de mofo. O certo é que essa água vá direto para o dreno do evaporador, localizado na parte traseira e inferior do veículo. É por esse motivo que é bem comum avistar alguns carros com pequenas poças formadas abaixo deles durante os dias com temperaturas mais elevadas.

Como tirar o mau cheiro do ar condicionado do carro?

Felizmente, resolver o problema é bem simples. Para isso você vai precisar de um spray bactericida automotivo, voltado para higienização do ar-condicionado de veículos.

A primeira etapa é fechar todas as janelas do carro e ligar a ventilação do veículo (não o ar-condicionado) no modo de recirculação, em sua potência máxima. Posicione o recipiente do spray no assoalho do carro e ative-o para que ele comece a liberar o produto, saia do veículo, feche as portas e deixe o bactericida agir.

LEIA TAMBÉM: Economize combustível com o ar-condicionado ligado – Confira as dicas!

A recirculação garantirá que o produto percorra os dutos do sistema de ar-condicionado, higienizando todo o caminho. Em cerca de 30 minutos (ver as orientações do fabricante do produto que você adquiriu), você poderá desligar o veículo e retirar o spray.

Por fim, para evitar que o cheiro retorne, uma dica importante é que, antes de desligar o veículo, desligue o ar-condicionado e deixe apenas a ventilação ligada por alguns minutos. Assim, a umidade irá secar e você evitará que fique água acumulada nos dutos, que é a razão para o mau cheiro de mofo no ar-condicionado do carro.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também