Mau cheiro no ar-condicionado automotivo? Veja o que pode ser!

Você sabe qual é o motivo do ar-condicionado do seu carro ter um cheiro desagradável às vezes? Confira aqui essa questão!

Sem sombra de dúvidas, para aqueles que costumam utilizar seu carro cotidianamente, não há nada pior do que ligar o ar-condicionado em um dia quente de verão e sentir aquele cheiro horrível. Deste modo, a brisa fria pode alterar-se de uma brisa refrescante para um cheiro repulsivo em questão de segundos. De fato, existem alguns cheiros que podem sair do seu ar-condicionado que podem ter significados distintos em relação ao seu carro.

LEIA MAIS: Como livrar o seu carro do cheiro de mofo? Confira o que fazer!

Confira abaixo quais são as principais causas para o mau cheiro no ar-condicionado automotivo.

Por que o ar-condicionado automotivo possui cheiro?

Na realidade, o sistema de ar condicionado dos carros pode usar tanto o ar que é puxado do lado de fora do veículo quanto o ar que fica dentro do veículo, e é reciclado através desses sistemas. Em vista disso, se existe algum odor desagradável dentro do seu carro, automaticamente, seu ar-condicionado irá canalizar esse odor diretamente através das aberturas deles, ou seja, diretamente no seu rosto.

Desse modo, é válido destacar que esses cheiros que não são agradáveis que saem do ar-condicionado podem ser resolvidos quando você começa a dirigir e desloca-se para longe desse odor desagradável. Isso quando a causa do mau cheiro está no ambiente externo.

No entanto, se seu ar-condicionado está com um odor que lembra cheiro de gás, vinagre, mofo, ou um cheiro típico de algo queimado, isso na realidade pode ser um motivo para você se preocupar.

Principais causas do mau cheiro no ar-condicionado automotivo

Cheiro de gasolina saindo do ar-condicionado!

Em síntese, mesmo que o filtro do ar-condicionado faça um trabalho muito bom no que tange à filtragem de poeiras, detritos ou outros materiais nocivos, esse filtro não será, entretanto, suficiente para efetivamente filtrar os cheiros fortes como o de gasolina.

Desse modo, se seu veículo está vazando gasolina, existe uma grande chance de que esse cheiro de gasolina esteja sendo diretamente sugado para dentro da cabine do carro através do ar-condicionado. Esse vazamento, por sua vez, pode ser extremamente perigoso. Portanto, se você vir a sentir esse cheiro, é importante que você chame um reboque e leve o carro para um mecânico conferir essa problemática.

LEIA TAMBÉM: Cheiro de cigarro no carro: 5 dicas práticas para eliminá-lo de uma vez por todas!

Cheiro de mofo saindo do ar-condicionado!

Se o seu veículo está com cheiro de mofo saindo do ar-condicionado, esse cheiro, obviamente, pode sim ser de um mofo real. Isso ocorre tendo em vista que, na medida que seu veículo vai envelhecendo, o filtro deixa de ser suficiente para bloquear o mau cheiro dos micro-organismos que se depositam nas áreas úmidas que acabam se formando no carro.  Geralmente a causa do mau cheiro está no evaporador do ar-condicionado.

Existem alguns “remédios” que podem ajudar a livrar esse mau cheiro do seu ar-condicionado automotivo, como, por exemplo, sprays bactericidas que você mesmo pode aplicar.

Cheiro de vinagre saindo do ar-condicionado!

Se você está sentindo um cheiro de vinagre saindo do seu ar-condicionado, a fonte desse odor pode ser um tanto difícil de ser encontrada. Na realidade, alguns tipos de mofos podem realmente emitir esse cheiro de vinagre extremamente desagradável.

Além disso, outros problemas que são bem maiores podem influenciar diretamente essa questão, como as emissões de ozônio, que tendem a cheirar como vinagre, ou algum tipo de vazamento de ácido diretamente da sua bateria elétrica do carro, que pode causar um forte cheiro de enxofre.

Em vista disso, caso um spray de ventilação e limpeza, com um bom odor não resolver essa problemática, o mais recomendado é que você leve seu veículo para um profissional fazer uma vistoria completa, uma vez que esse problema pode acabar sendo algo mais grave do que você imagina.

Por fim, é importante destacar que esses problemas, se não puderem ser resolvidos com algum produto ou tratamento de odor, através de produtos de limpeza específicos para veículos, é fundamental que você leve seu carro para algum profissional analisar seu veículo para que você tome as providências cabíveis.

Gostou de conhecer as principais causas de mau cheiro no ar-condicionado automotivo? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este!

Você pode gostar também