Viajar auxilia no tratamento de transtornos mentais, diz estudo – Saiba mais!
Estudos apontam que a terapia de viagem pode contribuir significativamente para a saúde mental. Confira aqui essa nova terapia!
Hoje em dia, na medida que a ciência avança significativamente em estudos acerca da mente humana e das capacidades de reparo dela, descobrimos os benefícios da arteterapia e da musicoterapia como ferramentas fundamentais nessa reparação dos danos causados pelo cotidiano e as desventuras da vida.
Nessa perspectiva, como a ciência sempre está rodando em espiral e quebrando paradigmas, um novo estudo mostrou que a terapia de viagem pode ser outro tipo de intervenção que pode ser adicionada a essa lista de terapias que fogem do padrão e auxiliam na reestruturação da mente, do “eu”.
Na realidade, um artigo, que foi publicado recentemente na Revista Tourism Management, conseguiu descobrir que a experiência de viajar para outros lugares, conhecer novas pessoas, sair de férias, pode ser extremamente benéfica para as pessoas que estão desenvolvendo demência ou que se encontram em algum estágio da depressão.
Em vista disso, os pesquisadores conseguiram observar que as experiências turísticas podem ser benéficas porque proporcionam impactos positivos nas vidas dos sujeitos que se encontram “anestesiados” pela vida. As viagens podem abrir novas percepções, novas perspectivas de vida, ajudando diretamente na compreensão do “eu”.
Entenda a Pesquisa!
Em síntese, simplificando, os pesquisadores propuseram-se a explorar como a viagem envolve o sentir, o pensar, o fazer e todas as experiências sensoriais do sujeito. Como objetivo, procuravam, com a pesquisa, desenvolver uma solução baseada em intervenções de Psicologia Positiva já existentes que auxiliasse as pessoas que estivessem lidando com a demência.
LEIA MAIS: 4 dicas para você recarregar sua energia física e mental – Confira!
Desse modo, ao basear-se nos benefícios da psicologia positiva, algumas intervenções turísticas que propiciavam a experimentação de parques aquáticos, viagens relacionadas à praia e viagens com a família, mostraram-se extremamente benéficas para os sujeitos com desenvolvimento algum tipo de demência ou outros problemas mentais.
Além disso, essa pesquisa é uma das primeiras a explorar esse mundo das conexões entre as experiências turísticas e intervenções em saúde mental por intermédio dessas interações que as viagens proporcionam às pessoas. O fato de estar em um espaço completamente diferente do que estamos acostumados pode influenciar de forma positiva no modo como vivemos a vida e como a percebemos.
As viagens podem reestruturar a sua mente!
Este estudo mostra que a reestruturação de sua mente pode ser mais eficaz quando seus estímulos, ambiente, pessoas, deveres e assim por diante mudam. Isso porque o estímulo sensorial e cognitivo é tão importante para a saúde mental quanto exercícios.
LEIA TAMBÉM: Como uma bolinha de tênis pode salvar sua viagem de avião? Entenda!
Deste modo, quando uma pessoa viaja de férias ou num feriado prolongado, por exemplo, eles são expostos a uma nova cultura, e estimulados de maneiras que não ocorrem quando estão em casa.
Segundo a pesquisa, realizada por um grupo multidisciplinar composto de especialistas em turismo e especialistas em demência, os aspectos da intervenção turística que auxiliam no tratamento de transtornos da mente podem ser resumidos em:
- Experiência afetiva: relativa ao prazer proporcionado pela viagem;
- Experiência cognitiva: relativa ao aprendizado que se consegue ao conhecer novos lugares; a viagem também estimula a memória de experiências turísticas passadas e a imaginação do futuro;
- Experiência conativa: proporcionada pela interação em viagens em grupo, em família ou simplesmente pelo contato com novas pessoas do lugar;
- Experiência sensorial: relacionada com experiências que estimulam os sentidos, como ir à praia, conhecer novas paisagens, novos sons, etc.
Caso tenha interesse em se aprofundar nas nuances dessa pesquisa, você pode acessar o estudo completo neste link.
Gostou de conhecer mais esse motivo pelo qual viajar faz bem? Continue navegando por outros conteúdos como este no Rotas de Viagem.