15 sobremesas típicas mexicanas para conhecer e provar!
A terra dos tacos e burritos tem doces incríveis e deliciosos que adoçam qualquer refeição apimentada.
A culinária mexicana dispensa comentários! Reflexo de um povo de cultura rica e povo alegre, os pratos mexicanos são diversificados, coloridos e, claro, muito saborosos! Com tanto atributos, não é de se estranhar que tenham ganhado o mundo e conquistado o paladar de vários países, como o Brasil. Não poderia ser diferente com os doces! Por isso, veja 15 doces típicos do México para conhecer e provar!
Nomes como tacos, burritos, chilli e guacamole são comuns quando se fala em comida mexicana. Mas, a culinária do México tem ingredientes muito diversificados, herança dos povos maias e astecas que habitavam seu território. E, vai muito além dos pratos salgados tão conhecidos, como as tortillas, nachos, fajitas e quesadillas! Afinal, para quebrar um pouco da tão famosa pimenta, nada melhor que um doce, não é verdade?
Por isso, trouxemos uma lista com 15 sobremesas mexicanas que competem para ocupar o primeiro lugar dos doces favoritos. Com certeza, vão entrar na sua também!
Sobremesas mexicanas
Bolo de elote (Pastel de elote)
Uma sobremesa que fica entre o caminho do bolo e pudim, sem perder a textura e densidade cremosas. O pastel de elote é feito de milho suculento e o leite condensado, resultando em uma sobremesa dos deuses!
Bolo de tres leches
O bolo de tres leches é um forte candidato ao título de sobremesa favorita do México. Feito, literalmente, com três leites (condensado, evaporado e creme integral), o doce é popular, não só no México, como também em outros países hispano americanos, como Panamá e El Salvador.
Mostachon de fresa
O mostachon de fresa é uma sobremesa coberta com creme de queijo e morangos frescos, bem parecida com uma pavlova. Sua base fica bem crocante biscoitos e nozes esmagados no merengue. O resultado não poderia ser melhor e, o sabor, mais incrível!
Bolo de chocolate com pimenta
O tipo de doce cuja mistura exige certa experiência para equilibrar os sabores. Acredita-se que o bolo de chocolate com pimenta seja uma herança asteca que, então, podem ter sido os primeiros a misturar os dois ingredientes. Abençoados sejam, pois a sobremesa é maravilhosa!
Cheesecake de doce de leite
O cheesecake de dulce de leche é um tipo de bolo coberto com nozes picadas e recheado com creme de queijo. Apesar de levar poucos ingredientes e exigir algumas horas para esfriar, a sobremesa tem sabor surpreendente.
Torta de chocolate maia
Os maias deixaram herança histórica inquestionável, também, na culinária. Uma delas, acredita-se, é a arte de moer os grãos de cacau para, então, criar o chocolate. Então, nada mais justo do que criar uma torta de chocolate maia, que leva ainda pimenta e canela.
Chocoflan mexicano
Pudim ou bolo? Bom, o chocoflan mexicano pode até deixar dúvidas, mas o fato é que a aprovação do sabor é unânime! O doce é feito em três camadas (doce de leite, pudim de baunilha e bolo de chocolate úmido). Bom, se não der para escolher entre pudim e bolo, por que não ficar com os dois?
Torta de manga e chadornnay
Um chef teve a feliz ideia de viajar pelo centro do México e foi inspirado a criar uma receita tropical que leva chardonnay e manga. Certas ideias merecem mesmo ser celebradas, não é verdade?
Buñuelo (donuts de noz-pecã e canela com café inglês)
Os buñuelos são um tipo de donuts que podem ser encontrados de diferentes formas, discos planos, anéis grandes ou bolas de massa frita. Mas, sempre levam café, noz, canela e, claro, pimenta!
Polvorones de Naranja (Biscoitos de Laranja)
Doce originado nos conventos espanhóis e levado ao México durante a época colonial, os Polvorone de Naranja são biscoitos feitos à base de farinha de trigo e com sabor de laranja
Helado frito de canela
Já ouviu falar em sorvete frito? Bom, o helado frito de canela são bolas de sorvete crocante aromatizadas com canela e regadas com mel. O próprio símbolo da perfeição gastronômica!
Picolés de morangos e creme
Os picolés de morangos e creme (ou as famosas paletas mexicanas) são vendidos por todo o México para refrescar os dias quentes de verão, mas nada impede de desfrutá-los também no inverno!
Pan de muertos
O Dia de los Muertos é uma tradição que celebra os mortos no México! E, parte importante desse festival que acontece em todo o país no mês de novembro é a comida que, claro, é oferecida aos que já se foram! Um prato comum nesta data é o pan de muertos, uma bem sucedida versão mexicana do brioche. A massa é doce e temperada com anis e laranja. Para comer, rasgue em pedaços, mergulhe em chocolate quente e aproveite!
Pudim de pão
O pudim de pão mexicano é bem similar à versão com manteiga tradicional no Reino Unido, com a grata surpresa pela adição de queijo. No país latino americano, é uma tradição da Sexta-feira Santa.
Rosca de Reyes (Coroa dos reis)
O México é um país de fortes tradições religiosas, celebrações e comidas. Logo, por quê não agregar tudo isso? Em El Día de Reyes, comemorado em janeiro, é forte a figura da coroa de reis, um pão doce (ou rosca) cujo formato remete ao amor infinito de Jesus.
E então, o que achou das sobremesas mexicanas? Já provou alguma delas?