Sete frutas típicas dos Estados Unidos que vão te surpreender

Nomes como cranberries e blueberry são frequentes entre nós, mas nasceram em regiões dos Estados Unidos e ganharam o mundo.

Você já ouviu falar de alguma fruta típica dos Estados Unidos? O país do fast food e da culinária internacional presente nas megalópoles, como Nova York, pode te surpreender! Ainda que não tenha a variedade brasileira, a diversidade da flora estadunidense é grande e guarda surpresas. Portanto, existem sim frutas típicas dos Estados Unidos que, inclusive, ganharam o mundo. Quer ver só?

A flora norte-americana apresenta tanto exemplares nativos quanto importados de outros continentes. O motivo é a adaptação das plantas ao clima do país, com grande parte do seu território na Zona Climática Temperada. Por isso, boa parte dos frutos tem sua origem em outros continentes. As nozes vêm da Europa, os caquis da África e Ásia, o abacate nasceu no México, e por aí vai. 

Porém, o visitante que adora uma experiência gastronômica vai adorar saber que, ao passar pela Terra do Tio Sam, encontra frutas originadas por lá. Conheça, a seguir, frutas típicas dos Estados Unidos que vão te surpreender. E, quem sabe, não acha algum exemplar em um mercado brasileiro?

Frutas típicas dos Estados Unidos

1 Mirtilo

Mirtilo
Mirtilo ou blueberry

Tá aqui uma fruta tipicamente estadunidense, o mirtilo ou blueberry! Presente em todo o mundo em razão de seus benefícios para a saúde (rica em antioxidantes, vitamina C, complexo B, E, A, cobre, selênio, zinco e ferro), o mirtilo tem sabor doce e cor típica. Duas de suas variedades, a “highbush” e a “lowbush” foram introduzidas na Europa na década de 1930, sendo a primeira mais adaptável. Hoje, a fruta tem cultivo farto em vários estados, como Califórnia, Carolina do Norte, Geórgia, Washington, Michigan, Nova Jersey, além do Canadá. 

2 Abacate

Abacate
Abacate

Não, o abacate não tem sua origem nos Estados Unidos, mas no México. Os primeiros registros da fruta dão conta de que a fruta foi descoberta no deserto, ainda entre 7.000 e 5.000 aC. Mas, foi introduzida nos Estados Unidos apenas 1871, tornando-se popular na Califórnia três anos depois. Nos anos 50, variedades de abacate foram enxertadas para dar origem a variedades híbridas, como a Fuerte e hass. Atualmente, a delícia verde cresce livremente no sudoeste dos Estados Unidos, México e Caribe.

3 Semente de Chia

Semente de Chia
Semente de chia

A queridinha do mundo fitness é nativa da América Central, México e sudoeste dos Estados Unidos. O cultivo é bem antigo, vindo de antes da chegada de Cristóvão Colombo, pelas mãos dos astecas. Sua aceitação se deve ao fato de ser fonte de ômega-3, proteínas, fibras e minerais. Quer mais? A chia é livre de glúten!

4 Elderberry (Sabugueiro)

Elderberry (Sabugueiro)
Elderberry

Nativo do leste e do centro dos EUA, o elderberry tem diferentes usos ao longo da história. Os nativos americanos usavam os frutos e raízes da baga na produção de chá. O caule, por sua vez, virava flautas, dá pra imaginar? Hoje, as bagas do sabugueiro americano selvagem são base nas receitas de waffles, panquecas e muffins.

5 Cranberry

Cranberry
Cranberry

Estados Unidos e Canadá, hoje, dominam a produção mundial dos cranberries, fruta vermelha de sabor azedinho. Os dois países produzem, juntos, 557.054 toneladas ou 90% da produção global. Aproximadamente 95% das bagas colhidas são processadas em molho e suco. Mas, a febre das geleias e sucos de fruta vermelha nasceu no deserto de Appalachia, no leste americano. Os índios norte-americanos usavam a fruta para prevenir e tratar doenças do trato urinário, provando seus poderes antioxidantes. 

6 Uvas (Grapes)

Uvas (Grapes)
Uvas Muscadine

Na América do Norte, nascem várias espécies nativas de uvas, como as do tipo, muscadine, originadas no sudeste dos EUA. Outro exemplo são as fox grape, provenientes do leste americano. A paixão pela fruta é antiga e há passagens de escrituras sobre bagas que cresciam abundantemente pelo interior do país. Hoje, dá para encontrar uvas in natura, em conserva e, ainda, como base na fabricação de suco e vinho.

7 Papaya (pawpaw)

Papaya (pawpaw)
Papaya

Embora largamente consumida nos Estados Unidos, a papaya é uma fruta nativa que, de fato, não é amplamente cultivada no país. Ué, mas como assim? Acontece que a papaya cresce livremente na natureza, especialmente em regiões de climas temperados. Ainda bem! Os exploradores Lewis e Clark documentaram ter sobrevivido à base de papaya durante suas expedições.

Além disso, nada menos que o Presidente Thomas Jefferson levou exemplares para plantar em Monticello. Hoje, existem plantações comerciais de papaia em Kentucky, Ohio, Massachusetts e Califórnia.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia