Você está com deficiência de vitamina D? Saiba o que isso pode causar!

A vitamina D é um nutriente essencial para o nosso organismo e a sua falta pode gerar consequências negativas

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Apesar de vivermos em um país com bastante incidência de raios solares em grande parte das cidades, muitos brasileiros têm apresentado sintomas de falta de vitamina D em razão dos hábitos da vida moderna. Isso porque, hoje em dia, passamos mais tempo em escritórios ou outros ambientes internos de trabalho do que ao ar livre.

Contudo, a vitamina D é um nutriente lipossolúvel que pode ser ingerida através da alimentação, suplementação ou pela exposição adequada aos raios solares. Logo, a sua carência acontece em função, principalmente, de uma má alimentação, falta de exposição solar e até mesmo à genética (nos casos de alguns países).

Por outro lado, desde que a pandemia causada pelo COVID-19 se iniciou, o número de pessoas com deficiência de vitamina D se alastrou. Isso porque, o home office ficou ainda mais presente para muitos indivíduos.

Quais são os sintomas de deficiência de vitamina D?

Quando o nosso corpo começa a sofrer devido à deficiência de nutrientes, ele começa a demonstrar sinais de necessidade. Principalmente no caso da vitamina D2 e a D3, que são precursoras de hormônios que atuam no sistema nervoso.

Sendo assim, se você tem observado que está enfrentando noites constantes com crises de insônia, indisposição, fraqueza e dores musculares frequentes, saiba que esses são os principais sintomas da deficiência de vitamina D.

LEIA MAIS:

As 10 frutas mais consumidas no Brasil: Conheça seus benefícios

Como fazer cuscuz sem cuscuzeira? Veja uma receita fácil e rápida

Estar com deficiência de vitamina D é grave?

Com o tempo, a deficiência de vitamina D pode potencializar algumas questões patológicas já existentes, como a piora de algumas doenças. Dentre elas, podemos destacar distúrbios psicológicos, doenças autoimunes, sensibilidade na pele, cardiopatias e alguns tipos de câncer. Além de ser capaz de provocar ou piorar a osteoporose.

Como fazer para não ter deficiência de vitamina D?

O primeiro passo para prevenir a deficiência de vitamina D é não passar protetor solar por 15 minutos, enquanto se toma sol em um local confortável e de meia sombra.

Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada com ótimas fontes de vitamina D, como: ovos, fígado, leite, sardinha, atum e cogumelos.

Por fim, caso seja necessário, faça uma suplementação de vitamina D com a autorização do seu médico ou nutricionista.

Gostou de conhecer os sintomas de falta de vitamina D e como evitar esse problema? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->