Razões para você não conseguir dormir mesmo estando cansado – Entenda!

Entenda o que pode contribuir para a insônia.

Dificuldade para dormir é a realidade para mais de 72% dos brasileiros, segundo dados da Fiocruz. Essa condição afeta o bem-estar e pode estar relacionada a diferentes fatores.

Quando o cansaço existe, mas o sono não vem

O sono é um dos principais afetados quando há algum problema de saúde física ou mental, e a falta de descanso ocasiona doenças associadas ao sono. Assim, cria-se um ciclo difícil de ser quebrado.

A seguir, veja quais são as principais razões que explicam a insônia e, se necessário, procure ajuda médica para melhorar a condição.

LEIA MAIS: Café dá sono? Veja como pode acontecer o efeito reverso em você!

O uso de telas e a cafeína

O principal motivo associado à dificuldade de dormir ou a noites de sono fragmentadas é o uso de telas antes de adormecer. O mesmo acontece com uso de estimulantes, como cafeína, ou prática de atividades físicas intensas.

O corpo não entende que é hora de descansar e se mantém em estado permanente de alerta.

Saúde mental

Pessoas que atravessam problemas como depressão podem sentir dificuldade para dormir e frequentemente acordam no meio da noite. Ansiedade e transtorno bipolar também são condições que afetam o sono e dificultam o descanso do cérebro.

Distúrbios de sono

A insônia é o distúrbio de sono mais conhecido do mundo e pode acontecer em três etapas: inicial, intermediária e final.

LEIA TAMBÉM: Como emagrecer dormindo? Veja 6 maneiras nas quais o sono ajuda você!

Na insônia inicial, a pessoa sente dificuldade de adormecer, enquanto na intermediária acontece o despertar no meio da noite, em que a pessoa fica 30 minutos acordada e só depois volta a dormir.

Na insônia final, a pessoa acorda antes do horário previsto, com prejuízo completo para o descanso.

A apneia do sono, popularmente associada ao ronco, também é um distúrbio de sono comum e, se não tratada, pode se tornar uma condição crônica.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também