Café dá sono? Veja como pode acontecer o efeito reverso em você!

Algumas pessoas reagem diferente, entenda por quê.

Se você já passou pela situação de tomar uma xícara de café e, ao invés de ficar bem acordado, acabou se sentindo sonolento, é natural se perguntar o que está acontecendo.

Afinal, o café é conhecido por seu poder de nos dar aquele estímulo extra. O que não sabemos é que o café pode provocar sonolência. Mas não se preocupe! Vamos explicar o motivo por trás desse fenômeno intrigante.

A influência da adenosina

A adenosina é um neurotransmissor responsável por nos deixar com sono. Quando sentimos aquele cansaço no meio da tarde, é porque a adenosina está agindo, reduzindo a atividade cerebral e dilatando os vasos sanguíneos, sinalizando ao cérebro que é hora de descansar. É como se ela nos convidasse para uma sonequinha.

LEIA MAIS: Como emagrecer dormindo? Veja 6 maneiras nas quais o sono ajuda você!

A ação da cafeína

No entanto, a cafeína age de forma diferente. Ela bloqueia os receptores de adenosina, impedindo seu efeito sonolento e nos mantendo bem acordados. É como se a cafeína dissesse “hoje não, adenosina!” e assumisse o controle.

A vingança da adenosina

Apesar de a cafeína bloquear temporariamente a adenosina, ela não some por completo. Assim que o efeito da cafeína passa, a adenosina volta com tudo, causando uma sensação de sono ainda mais intensa. Parece que ela está se vingando por ser temporariamente interrompida.

Tolerância à cafeína

Outra explicação para o sono após o café é a tolerância à cafeína. Se você consome muito café por um longo período, seu corpo pode se acostumar com a substância, reduzindo o efeito estimulante. Nesses casos, os especialistas recomendam diminuir o consumo por um tempo, permitindo que seu organismo processe a cafeína adequadamente novamente.

LEIA TAMBÉM: 5 bebidas alternativas ao café para concentração e produtividade

Reações individuais

É importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente à cafeína. Enquanto algumas pessoas podem tomar várias xícaras sem sentir nenhum sono, outras podem experimentar efeitos colaterais, como palpitações cardíacas, mesmo com uma pequena quantidade. Portanto, a sonolência após o café pode estar relacionada às características individuais.

Gostou de saber por que o café pode provocar sonolência e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também