Ranking aponta as 20 melhores cidades para abrir seu negócio Brasil em 2023

Saiba onde estão as melhores oportunidades de negócios no país.

O Brasil é um país vasto e diverso, com muitas cidades oferecendo oportunidades para empreendedores. No entanto, saber onde é melhor investir tempo e recursos pode ser um desafio. Por isso, é bom saber quais as melhores cidades para empreender no Brasil.

Felizmente, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) pode ajudar a fornecer informações valiosas nesse sentido.

O ICE, criado em 2014 e publicado anualmente, avalia as 101 cidades mais populosas do país com base em sete critérios importantes para os empreendedores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura.

A pesquisa é realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com apoio da Endeavor.

Assim, de acordo com a última edição do ICE, descubra a seguir as melhores cidades para empreender no Brasil em 2022/2023.

3 melhores cidades para empreender no Brasil em 2023

São Paulo

Sendo a capital econômica do Brasil, São Paulo é a cidade mais populosa do país e se destaca em diversos critérios. Trata-se do maior polo de investimento do Brasil e oferece oportunidades para empreendedores de diversos setores, como tecnologia, finanças, moda e entretenimento.

LEIA MAIS: 4 setores promissores para começar um negócio em 2023

Florianópolis

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é uma cidade com um forte ecossistema empreendedor. Ela se destaca em capital humano, inovação e cultura empreendedora.

A cidade tem uma grande concentração de empresas de tecnologia e startups, graças à presença de importantes universidades e institutos de pesquisa na região.

Joinville

Joinville, também em Santa Catarina, é uma cidade que se destaca em ambiente regulatório, infraestrutura e mercado. Ela é um importante polo industrial do país, possuindo um dos maiores índices de empregabilidade do Brasil.

LEIA TAMBÉM: As cidades mais perigosas do mundo: Brasil e México dominam; veja o TOP 50!

Demais cidades

As demais cidades do ranking são: Brasília, Niterói, Boa Vista, Curitiba, Rio de Janeiro, Macapá, Goiânia, Osasco, Jundiaí, Blumenau, Porto Alegre, Palmas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Belo Horizonte, Santo André e Maringá.

Essas cidades se destacaram em vários dos critérios avaliados pelo ICE, incluindo ambiente regulatório favorável para negócios, boa infraestrutura, acesso à capital e cultura empreendedora forte.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também