Ranking revela as melhores cidades do Brasil para aproveitar a aposentadoria; confira!

Pesquisa considerou índices de violência, oferta de serviços públicos e de saúde e infraestrutura.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) selecionou, a partir de uma pesquisa realizada em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, as melhores cidades para se viver, no Brasil, após os 60 anos.

Para as cidades estarem no ranking, foram avaliados critérios importantes, capazes de proporcionar acesso à saúde e ao lazer. Interessou-se pelo assunto? Então, confira, a seguir, as quatro melhores cidades brasileiras para aproveitar a aposentadoria:

As 4 melhores cidades para aposentados

Critérios analisados

Para criar o ranking, foram consideradas a facilidade de acesso a serviços públicos, em especial à saúde pública, a segurança pública, os índices recentes de criminalidade e a qualidade da infraestrutura local. Ou seja, essas são as cidades mais seguras e com melhor nível de acesso à saúde, especialmente pela alta quantidade de unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais de alta complexidade.

LEIA MAIS:

Confira quais as melhores cidades do Brasil para quem tem mais de 60 anos:

Florianópolis, Santa Catarina

Florianópolis, conhecida também como Floripa, é a capital de Santa Catarina. Ela possui boa infraestrutura e serviços de qualidade, tem belas praias e seus indicadores de segurança pública são bons.

Além disso, ela também ganhou o título de cidade mais criativa do Brasil pela UNESCO. Por isso, não faltam atrações culturais para entreter quem quiser aproveitar a aposentadoria sem abrir mão da tranquilidade e da segurança.

Niterói, Rio de Janeiro

Niterói, RJ.

A razão principal para essa cidade estar em 2º lugar no ranking é que ela possui a maior proporção de médicos por habitante do Brasil. Por isso, idosos tendem a não ficar desamparados em caso de necessidades. Mas ela também possui muitos pontos turísticos e, por meio da ponte Rio-Niterói, é bem fácil chegar à capital do Estado.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Fonte: Flickr.

Outra cidade sulista em destaque é Porto Alegre, que conta com um setor imobiliário fértil e com valores justos em imóveis, em condomínios fechados e seguros. O serviço de saúde também é positivo e a cidade possui boas opções de lazer.

Tupã, São Paulo

Esta cidade interiorana já é conhecida devido ao número de idosos presentes por lá. Isso se deve a tranquilidade, segurança, áreas verdes, museus e opções de lazer adequadas para pessoas dessa faixa etária.

E você, já conhece alguma dessas cidades? Já cogitou mudar-se para alguma delas após a aposentadoria?

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também