Quanto ganha um veterinário em Portugal – salários e oportunidades

O mercado veterinário português pode ser promissor para o profissional brasileiro, já que os graduados aqui detêm formação em áreas ainda inéditas por lá.

Você sabia que, no Brasil, existem mais de 150 milhões de animais domésticos? Parece muito, mas a tendência é que os números aumentem ainda mais! E, o crescimento vem acompanhado na preocupação em tratar bem os pets, o que faz o mercado das clínicas veterinárias e pet shops bem promissor. Sabe onde a realidade é bem semelhante? Portugal, país que guarda similaridades idiomáticas e muitas áreas que ainda carecem de especialização. Mas, quanto ganha um veterinário em Portugal

Se compararmos o cenário entre Brasil e Portugal, percebemos que o país europeu dispõe de maior poder econômico, permitindo mais gastos com animais de estimação. Por outro  lado, o número de cursos de medicina veterinária lá é acompanhado de perto pela Ordem dos Médicos Veterinários e Mercado Comum Europeu. Isso porque o diploma vale por toda a União Europeia, então, o excesso de vagas incorre na evasão de graduados portugueses em busca de melhores salários em países vizinhos.

Apesar de o intercâmbio entre os dois países ainda não ter deslanchado na área, brasileiros podem ser dar bem ao investir no mercado veterinário europeu. Além de áreas onde não há muitos profissionais, como a internação, a cobrança de tributos na “terrinha” é bem menor, favorecendo a equipagem das clínicas. Porém, a área encontra problemas de remuneração, como veremos adiante. Saiba agora quanto ganha um veterinário em Portugal e como são as oportunidades por lá. 

Como ser veterinário em Portugal?

O primeiro passo para brasileiros exercerem a profissão de veterinário em outro país é validar o diploma de graduação. O procedimento é realizado por organizações especializadas e pode ser bem burocrático. No caso de Portugal, isso é feito por qualquer universidade que tenha o curso de Medicina Veterinária. No processo, uma banca de professores avalia a grade curricular do curso no Brasil e, caso aprovado, o interessado deve ainda solicitar o registro para a Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal.

Quanto ganha o veterinário em Portugal?

Atualmente, estima-se que haja cerca de 6.263 médicos veterinários com inscrição ativa na OMV. A maioria deles opera na zona da Grande Lisboa e sul do país, enquanto a região da Ilha da Madeira concentra o menor número de profissionais da área. Um estudo de 2015 apontou para um excesso de médicos veterinários em Portugal, desmotivação na carreira e salários superiores apenas a países como Bulgária, Romênia e Sérvia. Ademais, a produtividade representava ⅕ da média europeia. Mas, como está a realidade atual? 

Na comparação entre a remuneração de um veterinário em Portugal com outros países europeus, os profissionais portugueses ficam em desvantagem, especialmente aqueles que operam em clínicas. Entre os problemas apontados, está o desconhecimento generalizado do custo real dos serviços, o que pode impedir uma cobrança mais justa. Portanto, um veterinário empregado em uma clínica pode perceber a média de 1525 euros mensais, contra 635 euros do salário mínimo português vigente em 2020.

As melhores cidades para encontrar um emprego são Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga e Coimbra. O impacto da experiência no salário é considerável, levando um profissional experiente a ganhar cerca de 15% mais.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.