Quanto ganha um psicólogo nos Estados Unidos – salários e oportunidades

O profissional da Psicologia tem extrema importância no entendimento do comportamento humano e tem reconhecimento salarial nos Estados Unidos.

O psicólogo é o profissional responsável pelo estudos dos processos e comportamentos de fundo cognitivo, social e emocional do ser humano. Em seu atendimento, busca observar, interpretar e registrar a forma como o indivíduo se relaciona com os outros e o ambiente. Deste modo, a área assume grande importância por analisar as emoções do paciente, buscando seu bem estar. A profissão ocupa posição de destaque tanto no Brasil quanto no exterior, trazendo boas remunerações. Quanto ganha um psicólogo nos Estados Unidos, por exemplo, e quais são as exigências da função?

Ao buscar o auxílio de um psicólogo, o indivíduo tem o auxílio para superar dificuldades cognitivas, comportamentais e emocionais através da análise de seus comportamentos e psique. Caso o profissional atue na psicoterapia, ainda pode ajudar seu paciente a lidar com angústias e crises existenciais, proporcionando uma vida mais leve e saudável. Uma das grandes vantagens da Psicologia é a amplitude da área, permitindo que o profissional atue de forma independente em consultórios clínicos, além dos campos de orientação vocacional, análise do comportamento do consumidor, jurídicos, sociais e laborais. 

O psicólogo também pode atuar na área da pesquisa ou integrar equipes de saúde, colaborando com médicos e assistentes sociais. O mesmo quadro é encontrado nos Estados Unidos, país que oferece boas oportunidades e salários para os psicólogos. O salário do psicólogo nos Estados Unidos, por exemplo, ocupa as melhores posições, como você verá agora. 

Como ser psicólogo? 

O primeiro passo para atuar na área é graduar-se em Psicologia e registrar-se o Conselho regulador da profissão. Durante o curso, devem ser estudadas disciplinas como Neurologia, Anatomia, Antropologia, Psicologia do Desenvolvimento e Teoria Psicanalítica. Embora alguns campos de trabalho exijam doutorado em psicologia, para outras posições o mestrado é suficiente. Dependendo do campo de atuação, o profissional pode-se ver obrigado a  fazer especialização, cuja duração varia conforme as exigências. 

Quanto ganha um psicólogo nos Estados Unidos?

O cenário atual nos Estados Unidos, no que concerne ao campo de trabalho, é bem promissor para a Psicologia. Estatísticas apontam crescimento de 14% até 2028, aceleração maior que a média para todas as ocupações. As perspectivas de emprego são ainda melhores para aqueles profissionais que possuem doutorado em alguma especialidade aplicada. Se você considera uma carreira em psicologia no país, pode se perguntar também como é a carga horária de trabalho. Salários e horários de trabalho na Psicologia variam conforme o nível acadêmico, área de especialidade e experiência.

Estatísticas apontam crescimento de 14% até 2028, aceleração maior que a média para todas as ocupações

Para se ter uma ideia dessa variação, há profissionais que recebem US$ 30.000 por ano, enquanto outras remunerações chegam aos seis dígitos. Quanto à carga horária, normalmente, profissionais lotados no serviço público ou instituições escolares trabalham de segunda a sexta, em horário comercial. Já psicólogos empregados em clínicas e hospitais podem ser escalados para os finais de semana e à noite. Profissionais autônomos têm a oportunidade de fazer seu próprio horário. 

Veja a lista do salário médio anual na área de Psicologia, segundo o Bureau of Labor Statistics.

  • Conselheiro de carreira e escola: U$ 56.3101
  • Psicólogo clínico: U$ 76.990
  • Conselheiro: U$ 47.600
  • Psicólogo do Desenvolvimento: U$ 56.500
  • Psicólogo de engenharia: U$ 79.818
  • Psicólogo Experimental: U$ 56.500
  • Psicólogo Forense: U$ 59.440
  • Psicólogo da saúde: U$ 40.000 (nível básico) a U$ 85.000 (nível avançado)
  • Psicólogo Industrial-Organizacional: U$ 109.0302
  • Conselheiros em saúde mental e terapeutas de casamento e família: U$ 50.090
  • Neuropsicólogo: U$ 79.570
  • Conselheiro Escolar: U$ 56.310
  • Psicólogo Escolar: U$ 78.970
  • Assistente social: U$ 49.4703
  • Psicólogo Esportivo: U$ 54.000
  • Conselheiros sobre abuso de substâncias e transtornos comportamentais: U$ 44.160

Viu como o salário do psicólogo nos Estados Unidos pode variar conforme a especialidade? Apresse como exercer a profissão no país e planeje oportunidades de trabalho no exterior! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia