Quanto ganha um nutricionista no Canadá – salários e oportunidades

As perspectivas salariais, bem como oportunidades, dependem da área de atuação.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

O ano de 2018 trouxe uma publicação bastante animadora para os nutricionistas. Segundo o ranking divulgado pela Terry Ferreira & Associates, a profissão estava entre as 100 mais promissoras do Canadá, com salários anuais de CAD 76.960, em média. Mas, qual é a realidade atual do país? Quanto ganha um nutricionista no Canadá agora? 

Ainda de acordo com os dados, a projeção de crescimento salarial em cinco anos para os nutricionistas era de 5%. Hoje, a realidade não é tão diferente, mas pode-se afirmar que as perspectivas de emprego, bem como salariais, dependem de onde o profissional trabalha no Canadá. Isto é, a província ou território. 

Booking.com

Claro, as expectativas e oportunidades continuam boas para os nutricionistas, tendo em vista a crescente preocupação com a saúde e educação alimentar. Portanto, confira um panorama sobre a profissão e quanto ganha um nutricionista no Canadá

O que o nutricionista faz?

Tão importante saber quanto ganha um nutricionista no Canadá é ter conhecimento sobre o que ele faz. Trata-se do profissional que planeja, implementa e supervisiona programas de nutrição e alimentação. Portanto, sua área de atuação é ampla, incluindo:

  • hospitais
  • agências de assistência médica domiciliar
  • centros de saúde
  • indústria de alimentos e bebidas
  • instituições educacionais
  • governamentais e esportivas
  • consultores privados

Entre as suas atribuições, podemos citar: 

  • desenvolver, administrar e supervisionar programas de nutrição, preparação de alimentos e serviços
  • fornecer orientação nutricional, interpretação de rótulos e serviços de consultoria
  • avaliação do estado nutricional dos indivíduos, orientando quanto à alimentação inadequada
  • planejar, avaliar e conduzir programas de educação nutricional, além de desenvolver materiais educacionais

Quanto ganha o nutricionista no Canadá?

O salário médio dos nutricionistas varia entre CAD 23,08 e CAD 49,50 por hora no Canadá. Porém, a expectativa salarial muda conforme a região, a área de atuação e, até mesmo, a experiência profissional. Por enquanto, vamos nos ater às diferenças de pagamento pelo país. 

As regiões com menores salários por hora no Canadá são: 

  • Quebec: CAD 13.50 por hora 
  • New Brunswick: CAD 18.39 por hora 
  • Alberta: CAD 22.30 por hora 

Por outro lado, os melhores salários para nutricionistas no Canadá são encontrados nos seguintes estados: 

  • Ontário: CAD 44 por hora 
  • Manitoba: CAD 49 por hora 
  • Alberta: CAD 50.33 por hora 

Note que a variação salarial em Alberta é considerável, uma vez que a região aparece tanto entre os menores salários por hora, quanto nos mais altos. 

O que fazer para ser nutricionista?

Além do curso específico, é necessário que o profissional se registre no órgão regulador da província. O processo permitirá a avaliação da experiência acadêmica e treinamento para determinar a elegibilidade para exercer a função. A maior parte das províncias, aliás, exige a realização do Exame para Nutricionistas do Canadá (CDRE)

Perspectivas para nutricionistas no Canadá 

Ok, você já sabe quanto ganha um nutricionista no Canadá, mas como está o mercado no país? Entre 2016 e 2018, a área cresceu mais que a média de outras carreiras, fazendo a taxa de desemprego cair a 1,2% no final do período analisado. O percentual é bem inferior à média nacional de 5,8%. 

Até 2018, o aumento da demanda e a necessidade de reposição profissional deve injetar quase 5 mil vagas na área. A previsão é de que o crescimento continue superior à média e gere quase 60% de todas as novas vagas. Isso se deve à promoção ativa de hábitos de vida saudáveis e o controle de doenças. Os dados são do Job Bank

Importante analisar as oportunidades salariais em outros países, como quanto ganha um nutricionista no Canadá. Isso permite que o profissional projete carreiras no exterior, muitas vezes alinhada ao aperfeiçoamento. Aproveite e veja, também, quanto ganha um nutricionista nos Estados Unidos e em Portugal.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.