Quanto ganha um juiz em Portugal?

O salário evolui conforme o grau atingido na carreira do magistrado.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O salário dos juízes de Direito envolve toda uma mística de cifras milionárias acrescidas de abonos e benefícios. O fato é que, no Brasil, o magistrado ingressa na carreira por meio de concurso público com salários iniciais beirando os R $30 mil. Como será a realidade em outros países? Quanto ganha um juiz de Direito em Portugal, por exemplo?

Em Portugal, o juiz inicia sua carreira como magistrado de jurisdição comum, onde permanece por cinco anos. Mediante a classificação de seus serviços, é promovido a juiz de tribunal especializado, grau que perdura por dez anos. O próximo nível é o de juiz central, no qual permanece por mais cinco anos.

O passo seguinte na carreira é o de juiz desembargador, no qual o magistrado chega por volta dos 20 anos de trabalho. O profissional chega ao topo como juiz conselheiro, quando exerce funções no Supremo Tribunal de Justiça. A progressão salarial, como se verá mais adiante, acompanha a progressão da carreira que dura, em média, de 40 a 45 anos.

O que um juiz de Direito faz?

As atribuições básicas do juiz de Direito incluem:

  • Presidir os trabalhos do tribunal;
  • Interpretar, determinar o cumprimento das regras de procedimento, além de elaborar regras com vista à admissibilidade da prova;
  • Determinar direitos e obrigações das partes envolvidas, bem como instruir o júri quanto a aplicação da lei em cada caso;
  • Proferir sentença nos julgamentos criminais;
  • Analisar as provas apresentadas nos julgamentos sem júri, decidindo sobre culpa, inocência e grau de responsabilidade do acusado;
  • Determinar danos ou recursos em casos civis, emitindo ordens do tribunal;

Quanto ganha o juiz em Portugal?

De acordo com o Conselho Superior da Magistratura, a remuneração base anual é paga em 14 mensalidades. Delas, 12 correspondem à remuneração mensal, incluindo férias. As demais correspondem ao subsídio de Natal, pago em novembro, e ao subsídio de férias pago no mês de junho de cada ano, ambos de valor igual à remuneração daquele mês.

A carreira começa pela de Juiz Estagiário, com salário médio de 3.424 euros e pode chegar a 6.119 euros mensais como Juiz Desembargador. Lembrando que, ainda segundo o CSM, o vencimento mensal bruto é de 5.526,63 euros. Importante ressaltar que os salários são reajustados anualmente, conforme a tabela constante no Estatuto dos Magistrados.

Então, o que achou do salário do juiz de Direito em Portugal? Consegue fazer uma comparação com o que é pago no Brasil? Se quiser saber mais sobre salários no exterior, confira também quanto ganha um enfermeiro em Portugal.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.