Quanto ganha um enfermeiro em Portugal – salários e oportunidades

Saiba qual é a remuneração esperada para a área e como validar o diploma no país.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Não é de hoje que profissionais de diversas áreas saem do Brasil em busca de melhores perspectivas no exterior. Um dos países que mais recebem brasileiros é Portugal, cuja similaridade do idioma ajuda na recolocação no mercado de trabalho. Na saúde, incluindo a Enfermagem, a realidade não é diferente. 

Confira, a seguir, quanto ganha um enfermeiro em Portugal e como validar seu diploma para atuar no país. 

Existe diferença entre ser enfermeiro no Brasil e em Portugal?

Sim, inclusive nos requisitos de formação. Aqui, existem três categorias, sendo elas técnico, auxiliar e enfermeiro. Nisto, são aceitos diplomas de ensino técnico e superior. Em Portugal, as funções são divididas entre enfermeiro, enfermeiro especialista e enfermeiro gestor, todas exigindo graduação de nível superior. 

Primeiro, o profissional inicia com a cédula definitiva e só pode passar para especialista após quatro anos de experiência. O enfermeiro gestor, por fim, precisa ter habilitação em gestão de serviços, além de atuação mínima de três anos na área em que vai trabalhar. Tais exigências valem de alerta para quem quer sair do Brasil e investir na carreira em solo português. 

Vamos saber, agora, qual o salário do enfermeiro em Portugal?

Como validar o diploma brasileiro de Enfermagem em Portugal

O primeiro passo é validar o diploma brasileiro no país. Isso pode ser feito pela Ordem dos Enfermeiros de Portugal ou por alguma universidade que ofereça o curso. Na primeira opção, a Ordem avalia o histórico escolar, ementa, diploma, recolhe o Requerimento de Avaliação Curricular, o pagamento da Inscrição na Ordem e da taxa de reconhecimento do Exercício Profissional. Somadas, as duas taxas são, em torno, 200 euros. 

Vale destacar que o reconhecimento pela Ordem não possibilita a continuidade dos estudos, isto é, fazer um mestrado ou doutorado. O profissional pode, apenas, trabalhar em Portugal. 

Já validando pela universidade, um conselho avalia o diploma, histórico, média final, ementa e exige o preenchimento de um formulário. Pode ser que haja, também, a necessidade de fazer alguma prova de conhecimento. Apesar de mais burocrático, essa é a forma mais indicada para quem quer continuar estudando

Quanto ganha o enfermeiro em Portugal?

O salário base do enfermeiro em Portugal é de 1.201,48 euros por mês, segundo acordo coletivo firmado pelo sindicato. A remuneração base do enfermeiro especialista é de 1.407,45 euros, enquanto a do gestor é de 2.334,30 euros. 

No setor privado, porém, o salário inicial é de 950 euros, mantendo-se por um ano até alcançar o mínimo de 1.1180 euros mensais. 

E como é o mercado de trabalho lá?

Anualmente, mais de 3 mil enfermeiros são licenciados nos 47 cursos de formação portugueses. O problema é que grande parte deles acaba indo para outros países europeus, como Reino Unido, Irlanda e Suíça, onde encontram salários iniciais maiores. 

No Brasil, a maior parte dos enfermeiros atuam no setor público. Em Portugal, o mercado é inverso. Isso significa que pouco mais da metade dos profissionais trabalha no setor público, com contratos exclusivos por tempo indeterminado. 

Dos cerca de 45 mil enfermeiros portugueses, 74% são enfermeiros, 24% são especialistas e 2% gestores. As jornadas de trabalho são extensas, em razão da baixa mão de obra. 

Quais cidades portuguesas pagam melhor os enfermeiros?

As cidades de Porto e Lisboa são as maiores do país, consequentemente, podem oferecer melhores perspectivas. O salário médio esperado pelo enfermeiro lisboeta é de 1.493 euros mensais, enquanto em Porto a remuneração pode chegar a 2.356 euros por mês.

Inclusive, as áreas que oferecem melhores oportunidades de mercado são as regiões de Lisboa, Vale do Tejo e Norte. 


Então, achou vantajoso se arriscar na carreira por lá, após saber quanto ganha um enfermeiro em Portugal? Confira também o salário da carreira em outros países, como Canadá e Estados Unidos

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.