Projeto quer regulamentar tráfego de motos nos ‘corredores’; entenda mais!

Essa é mais uma tentativa de regulamentar esse tipo de tráfego. Venha conhecer mais detalhes!

Com certeza, se você dirige, você sabe o que significa “corredor” no trânsito. Nada mais é do que os espaços que ficam entre as faixas e os veículos, por onde as motocicletas passam, muitas vezes, de forma rápida e imprudente. Pode-se dizer que a maioria dos motoristas se incomoda com o tráfego de motocicletas pelos corredores, sendo desejo de todos que isso seja regularizado.

O tráfego de motocicletas no corredor de veículos

A tentativa de regularizar o tráfego das motocicletas vem acontecendo já há algum tempo. A última tentativa veio com o Projeto de Lei (PL) 3267/19, que deu origem à Lei 14071/20. Essa lei, primeiramente, permitiu o tráfego na rodovia apenas quando o trânsito estava parado ou se movendo muito devagar (em engarrafamentos).

Além de outros detalhes da lei, foi atualmente proposto pelo PL 150/23 que esse tráfego de motocicletas fosse regulamentado de uma vez por todas. Continue lendo o texto e confira o objetivo e mais detalhes desse projeto de lei.

Objetivo da PL 150/23 para regulamentar tráfego de motocicletas

O projeto, que é ideia da representante Renata Abreu (PODE/SP), visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para exigir que organizações e entidades com autoridade sobre a estrada estabeleçam áreas designadas para o movimento de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes.

LEIA MAIS:

Segundo a deputada, o desafio para a mobilidade urbana é o número crescente de veículos nas rodovias brasileiras. Com isso, ela explica que uma das soluções rápidas para esse problema é a adoção de veículos individuais, como as motocicletas.

No entanto, isso só é possível porque não há uma proibição clara no Código de Trânsito. Assim, acaba possibilitando que esses motoristas de motos movam seus veículos mais rapidamente nas faixas próximas, criando os corredores.

Embora estudos específicos sobre os riscos de transitar no corredor não tenham sido realizados, é inegável que esse hábito tem contribuído para vários acidentes, principalmente devido à falta de regulamentação mínima para melhorar a comunicação entre motoristas de carros e motocicletas.

Atualmente, o Projeto de Lei 150/23 está na mesa diretora da Câmara dos deputados.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também