Projeto de lei quer impedir o aumento do IPVA 2022 – Saiba detalhes!

Preços dos veículos aumentaram substancialmente no último ano. Projeto que evitar que o IPVA 2022 siga o mesmo caminho.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Morar no Brasil é se acostumar a fazer muitos cálculos nos primeiros meses do ano. É caro ser brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, os brasileiros trabalharam em média 149 dias em 2021 apenas para pagar impostos, taxas e contribuições

Um dos impostos que aumentarão no ano que vem é o IPVA. Ele corresponde a 4% do valor venal do veículo. Em 2021 houve um grande aumento no preço de veículos novos e usados. Apesar de significar a valorização do bem, também significa que os donos terão que arcar com imposto mais caro.

Pensando nisso, o deputado estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) decidiu apresentar um projeto de lei para tentar barrar o aumento do IPVA 2022. “Queremos evitar a vinculação da base de cálculo do IPVA à eventuais reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior”.

LEIA MAIS: IPVA grátis em 2022 – Saiba se você terá direito a isenção!

O parlamentar pede no texto enviado para análise que o imposto não seja reajustado de acordo com o que a tabela FIPE apresenta atualmente. Ele justifica seu argumento dizendo que muitos modelos antigos chegaram a aumentar mais de 20% apenas neste ano.

O PL também destaca que esse aumento abrupto no IPVA 2022 pode prejudicar os consumidores e aumentar os índices de inflação do país. Ele também explica que São Paulo tem o IPVA mais caro em relação a diversos estados. Também destaca que, no estado, os veículos com 20 anos de fabricação recebem isenção do imposto.

O projeto de lei ainda está em discussão. Ele será apreciado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em diversas comissões e não existe garantia de aprovação da medida.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->