O que fazer se o carro apresentar problemas nos freios? 4 dicas que você precisa saber!

O que fazer se os freios apresentarem problemas

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Um dos sistemas de segurança mais importantes de um automóvel é o freio. Quando o freio está com problema o carro costuma dar alguns sinais. É muito importante saber interpretar esses sinais para evitar acidentes.

Para te ajudar a enfrentar essa situação, separamos algumas dicas de como perceber que há problemas no freio do seu carro. Se você tem interesse no assunto, confira o texto na íntegra!

Afinal, como o sistema de freio funciona?

A maioria dos carros brasileiros utiliza um sistema de freio conhecido como sistema de frenagem a disco. Esse sistema funciona com as seguintes peças:

  • Pastilhas;
  • Pinças hidráulicas.

A frenagem do carro é realizada quando as pinças hidráulicas realizam pressão sobre as pastilhas, provocando atrito com o disco e travando o movimento do carro.

LEIA MAIS: 5 itens de manutenção do carro essenciais para economizar no combustível!

Sinais de que o freio está com problema

Confira 5 sinais de problemas no sistema de frenagem:

  1. Trepidação no pedal;
  2. Pedal baixo ou duro;
  3. Nível baixo de fluido;
  4. Carro puxando quando freio é acionado;
  5. Chiados ou assobios quando pisa no freio.

O que fazer se o carro apresentar problema no freio?

Para evitar acidentes, é preciso que você tenha algum conhecimento sobre o sistema de frenagem. Veja o que você deve fazer quando perceber que o freio está falhando com o carro em movimento:

Bombeie o freio

Se você estiver em movimento e o freio começar a falhar, ainda é possível recuperar um pouco do freio. Para isso, você vai precisar bombear o pedal até sentir o carro desacelerar.

Mude a marcha

Ao perceber que seu carro está sem freio, procure reduzir a marcha, assim o carro não alcançará altas velocidades e fica mais fácil de mantê-lo sobre controle.

Use o freio de mão

O freio de mão também pode te ajudar bastante nesses momentos. Puxe levemente a alavanca de modo que as rodas travem gradativamente.

Nesse caso, é preciso muito cuidado, pois o acionamento brusco do freio de mão poderá provocar o travamento das rodas do eixo traseiro e o carro irá rodar no próprio eixo – conhecido como “cavalo de pau”.

LEIA MAIS: Proteja-se! Confira 6 maneiras de deixar seu carro mais seguro

Procure um local seguro para parar

Quando puder, pare o carro e procure ajuda. É claro que se você estiver em uma pista, não deve fazer uma parada abrupta. Caso consiga alguma calçada ou garagem para colocar o carro, faça isso. Caso não encontre, dirija até um acostamento e realize as medidas de segurança como instalação do triângulo.

Gostou deste texto? Então, confira outras matérias como essa em nosso site Rotas de Viagem!.

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->