Praia do Sossego: Conheça o cantinho da paz em Niterói

Primeira praia da cidade a ser contemplada com a Bandeira Azul é recanto de tranquilidade 

- Tempo de leitura: 4 minutos -

O que você quer? Sossego? A Praia do Sossego te dá! Recanto sossegado em Niterói, o primeiro a ganhar o selo de sustentabilidade na cidade, é símbolo de paz e respeito à natureza. 

A Praia do Sossego recebeu, no final de 2021, o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. O prêmio é concedido a praias, marinas ou embarcações com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. 

Escolha que se deu graças à beleza natural e intervenções importantes na infraestrutura, acessibilidade e enriquecimento ambiental. Tudo isso junto à ausência de comércio, águas limpas e, como diz o próprio nome, tranquilidade que só a Praia do Sossego daria.

Onde fica a Praia do Sossego

A Praia do Sossego fica em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente entre as praias de Piratininga e Camboinhas. Para chegar ate lá, primeiro é necessário ir ao Mirante da Praia do Sossego. 

  • ônibus: saindo do Rio de Janeiro, há linhas que deixam em São Francisco ou Charitas. De lá, a recomendação é seguir de Uber. Ou, pegar a linha 39A que sai do Terminal João Goulart, no centro de Niterói, até Piratininga. Também tem a linha 55A saindo de Várzea das Moças  
  • carro ou moto: a partir do centro de Niterói, seguir via Av. Dr. Raul de Oliveira Rodrigues rumo a Charitas e, depois, pela Av. Ve. Carlos Roberto Boechat até o Mirante 

O mirante dá acesso à praia pelas escadas que, com a reforma recente, são largas e apoiadas por corrimões. 

Como é a Praia do Sossego?

Até pouco tempo atrás, a Praia do Sossego tinha acesso difícil, por trilha cheia de pedras e muito mato. Por isso, acaba como uma praia particular porque, afinal, quase ninguém conseguia chegar até lá. 

Porém, uma revitalização promovida pela administração municipal deu cara nova ao acesso, trazendo escada que leva até a praia, além de sinalização. Ou seja, ficou muito mais fácil chegar ao paraíso. 

Lá, não há comércio de praia, as águas do mar são limpas, de coloração azul-esverdeada e vegetação preservada ao redor. Além da mata nativa rodeada por dois morros, a praia preserva o clima secreto por não ter tantos visitantes. 

Banhistas na Praia do Sossego (Niterói/RJ)

Ainda no caminho até a Praia do Sossego, a vista impressiona tanto pelo mar e areias limpas quanto as vizinhas Praias de Camboinhas e Itaipu, além da Serra da Tiririca. Essa é a vista que se tem do primeiro mirante (que também é usado para aulas de paragliding). 

Depois, tem-se dois acessos, sendo o primeiro para a vista do mar aberto e, as praias vizinhas e até a zona sul do Rio de Janeiro. O outro é para as escadas que terminam na Praia do Sossego. A descida é de apenas cinco minutos, apoiada por corrimões. 

A praia é calma, com faixa de areia não tão extensa (150 metros), porém suficiente para o público que a frequenta. Como é cercada por duas pedras, dá até para subir e observar tudo lá de cima. 

Além de tudo, a praia é segura, uma vez que é sempre monitorada por guardas municipais e polícia. A ponto de poder deixar suas coisas na areia e tomar banho de mar. A falta dos quiosques ou casas se dá por ser uma área protegida, logo não é permitido ter construções. 

Porém, de vez em quando, aparece algum ambulante vendendo biscoitos e picolés, o que não é frequente. O que é muito bom, pois o prazer mesmo está em observar o mar da areia fofa e perfeita para o descanso. 

Paragliding na Praia do Sossego (Niterói/RJ)

Como é o mar da Praia do Sossego

O mar é sempre tranquilo? Não, aliás, é mais frequente vê-lo agitado e com ondas. A exceção vai para os dias em que as águas estão tão calmas quanto no Caribe. Então, se for com crianças, tenha atenção redobrada. 

Dicas importantes

Antes de ir à Praia do Sossego, é bom ter ciência sobre alguns pontos importantes. 

  • não há quiosques nem vendedores (lembre-se: é a Praia do Sossego). Então, leve lanche, água e protetor solar
  • nem sempre há aluguel de cadeiras e guarda sol disponível. Porém, a praia tem árvores que oferecem proteção natural 
  • jogue o lixo no lixo, tem várias lixeiras espalhadas pela praia 

O horário em que a praia fica mais vazia é pela manhã, ficando movimentada mais perto do por do sol. 

Onde ficar na Praia do Sossego?

Não há hotéis na Praia do Sossego, então, é recomendável se hospedar na Praia de Camboinhas

» Camboinhas Beach Pousada

Fica a um minuto da Praia de Camboinhas, disponibilizando WiFi, piscina e quartos com TV plana. 

Onde fica: Av. Jaime Bittencourt, 80

Reservas e mais informações

» Camboinhas Bed and Breakfast

Localizado a 50m da praia, tem quartos antialérgicos, piscina, cozinha equipada, bar e terraço ao ar livre. 

Onde fica: Rua Desembargador Nicolau Mary Júnior, 765

Reservas e mais informações

A Praia do Sossego é apenas uma das várias pérolas espalhadas pelo litoral fluminense. Conheça, ainda, as melhores praias de Paraty e a Ilha do Japonês.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->